terça-feira, 7 de julho de 2015

PLAYDOC - FESTA DO DOCUMENTÁRIO NO TEATRO AVEIRENSE

Dois dias de documentários no Teatro Aveirense, marcam o PLAYDOC com que a Plano Obrigatório pretende olhar este cinema.
Esta evento conta com filmes e conversas especiais com a presença de diversos convidados.

Terça-feira dia 7 de julho pelas 21.30h, o ciclo abre com o filme de Jorge Pelicano “Pára-me de repente o pensamento”

Este filme, rodado no Hospital Conde de Ferreira, a primeira construção de raiz feita para a psiquiatria em Portugal, vai permitir um debate após a sua exibição com a presença dos especialistas Dr.ª Carolina Monteiro, Dr. João Alcafache, Dr. Tiago Santos e Dr.ª Clara Ferreira que também fará a apresentação do filme.

Neste documentário, os utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Dormitam nos bancos do jardim. Vive-se a duas velocidades no hospital psiquiátrico. Ora momentos de inércia, ora ápices de euforia. Do mundo exterior chega um ator que procura a sua personagem para uma peça de teatro sobre a loucura. Miguel Borges submerge no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes ajudam-no a construir o personagem. No meio da névoa, o ator dá de caras com os poemas do poeta louco Ângelo de Lima. Depois desse encontro, o personagem nasce.

Este documentário será antecedido da exibição da curta-metragem “Imagens em Movimento” de Glória Martins e Tânia Pereira. Este filme que aborda a história das imagens em movimento até à primeira imagem de televisão, foi produzido em contexto académico em 1999 na Universidade de Aveiro.

O PLAYDOC terá nova sessão na terça-feira dia 14, sempre ás 21.30h.
Neste dia será exibido o documentário de Luís Margalhau “Nós na Rua”, obra que se encontra atualmente em estreia nacional em cinemas de Lisboa e Ovar.
“Nós na Rua” fala-nos da baixa pombalina como palco dos chamados artistas de rua. “Nós na Rua” acompanha quatro músicos e um bailarino de samba tradicional, num percurso de revelações inesperadas.

Como complemente será exibida a curta metragem de animação documental “Timor Loro Sae” de Vítor Lopes. Realizada em 2004, esta obra que se tornou uma referência da animação portuguesa, procura cruzar lendas e factos da história do povo Timorense que após 500 anos de colonialismo, resistiu a 26 anos de ocupação Indonésia.


O PLAYDOC conta com a colaboração do Festival de Cinema AVANCA 2015, para além de ser um evento da Plano Obrigatório, Teatro Aveirense e Município de Aveiro, com o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura.

Sem comentários: