segunda-feira, 24 de outubro de 2016

FILMES, FOTÓGRAFOS E CINEASTAS NO INSTANTES 2016

O 3º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, numa parceria com o Cine-Clube de Avanca, reúne em Avintes (Vila Nova de Gaia), no auditório do Clube Avintense um espaço de encontro do cinema com a fotografia.
Pelas 16h de 29 de outubro, Pereira Lopes, diretor do Instantes 2016, irá dinamizar uma mesa redonda após a exibição de um conjunto de filmes. Na mesa estará Luis Oliveira Santos, fotografo e cineasta, José Sousa, fotografo e professor de fotografia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e António Costa Valente, professor universitário e dirigente do Cine-Clube de Avanca.
A conversa irá girar à volta do conjunto de filmes selecionados e que ali terão exibição pública.

De Luís Oliveira Santos será exibido o filme “A luz da terra antiga”, um dos nomeados para os Prémios Sophia de melhor documentário de curta-metragem e “Platinum Palladium Printing with Leica M Monochrom” com o fotografo Manuel Gomes Teixeira e que se tornou num caso singular de visializações e comentários na web.

“Galope” é uma curtíssima animação de Raquel Felgueiras, que de uma forma criativa nos transporta das pinturas rupestres pela história do movimento do cinema.

“Luz Clara” de Miguel Lima e Vasco Vieira é uma obra premiada que aborda o trabalho de grande sensibilidade do fotografo José Cruz, especialista em fotografia de bebés.

“Retrato, Sombra, Grito” de Ana Luísa Vale é uma curta-metragem de ficção onde um fotografo e a seu modelo protagonizam um singular encontro.

Por último será exibido o filme “Cinema Dom Dinis” de Tiago Basílio, Tiago Fonseca e Tiago Costa. Este documentário criativo foi distinguido no Fantasporto e é uma produção da UTAD.

Para além deste encontro entre a fotografia e o cinema, o Instantes 2016 reúne em vários espaços de Avintes 19 exposições de fotógrafos como Homem Cardoso, Ana Gil (Espanha) ou Milton Ostetto (Brasil).


Sem comentários: