sábado, 15 de outubro de 2016

MARIA RAQUEL ATALAIA PREMIADA EM GONDOMAR COM O FILME “A MINHA CASINHA”

Numa organização da Junta da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, o Concurso de CURTAS METRAGENS distinguiu com o Primeiro Prémio a obras cinematográfica A MINHA CASINHA da realizadora Maria Raquel Atalaia.

Maria Raquel é licenciatura em design de comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo ainda estudado na Universidade Nova de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Erasmus/Sócrates em Atenas, Escola Superior de Gestão, Arte e Design das Caldas da Rainha. Participou em vários workshops de cinema de animação no AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia.

Desenvolvendo pequenos projetos relacionados com o cinema de animação enquanto professora do ensino básico, estreou-se na realização com a curta metragem de animação “A minha casinha”, tendo tido apoio à produção do ICA/Ministério da Cultura.

Este filme foi distinguido anteriormente com o Prémio Internacional de Animação, SÃO TOMÉ FESTFILM (em São Tomé e Príncipe), e com o Best Animated Short Film, MAAC’S  24FPS 2014 International Animation Awards (Índia).
“A minha casinha” foi entretanto exibido nas seleções oficiais de festivais internacionais de cinema na Albânia, Arménia, Bulgária, Egito, EUA, Índia, Itália, Polónia, República Checa, Roménia, São Tomé e Príncipe e Portugal.

Este filme de animação foi produzido entre Avanca e a residência da autora, pela Animegas, Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo. Com produção de António C. Valente, este filme contou com música de Fernando Augusto Rocha.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de S.Pedro da Cova, concelho de Gondomar.

Sem comentários: