domingo, 8 de março de 2020

PRÉMIO DO PÚBLICO DO FANTASPORTO 2020 PARA FILME “POR DETRÁS DA MOEDA”

O Prémio do Público do FANTASPORTO 2020 foi este ano atribuído a um filme português.

Depois de uma estrondosa salva de palmas no Rivoli, com o público todo de pé, o filme “Por Detrás da Moeda” de Luís Moya, produzido pela Filmógrafo e Cine Clube de Avanca, foi distinguido pelos espetadores na noite da entrega de prémios.

Para além do Prémio do Público, o documentário “Por Detrás da Moeda” recebeu ainda uma Menção Especial de Melhor Filme Português.

Rodado no Porto com alguns dos mais carismáticos músicos de rua da cidade, o filme acompanha, entre outros, Alexandre Amorim, um dos fundadores dos “Pippermint Twist”, grupo que nos anos 80 partilhou o top de vendas com os “Xutos & Pontapés”.

Com o cantor Nuno Norte e o baixista Miguel Cerqueira, fundador dos “Trabalhadores do Comércio”, esta longa metragem é também um tributo à cidade do Porto.

“Por Detrás da Moeda” é a primeira longa metragem de Luís Moya, que tendo estudado na ESAP - Escola Superior Artística do Porto, está a rodar um novo filme nas Bahamas.
Anteriormente filmou, entre outros, “Mia Mia Sudan Tamam Tamam”, rodado no Sudão e distinguido com o Prémio de Cinema Português no Fantasporto de 2013.



O filme japonês "Ghostmaster", de Paul Young, foi eleito o melhor filme do Fantasporto, que este ano comemorou a sua edição número 40.
O também japonês Sabu ganhou o prémio especial do júri com o filme “Dancing Mary” e o realizador filipino Roderick Cabrido, com “Clarita”, recebeu a distinção para a melhor realização.

Com a Ásia fortemente presente no palmarés final, as distinções repartiram-se pelo Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Rússia, Suécia, Taiwan e Turquia, para além do Japão e Filipinas.

A ficção de curta metragem "Bunker" de João Estrada ganhou o Prémio do Cinema Português e nos prémios de escola foram distinguidos a ETIC e "Leo", de Maria Eduarda Rodrigues.

O realizador macedónio Milcho Manchevski, com "Willow", ganhou o Prémio Manoel de Oliveira, da Semana dos Realizadores, numa edição em que o húngaro Béla Bagóti ganhou o Prémio de Melhor Realizador e Melhor Argumento com o seu filme "Valan – Valley of angels", com estreia prevista para breve em Portugal.

Também com estreia prevista nas salas de cinema, “Por Detrás da Moeda” voltará a ser exibido em julho próximo no “24º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

Sem comentários: