terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

DEPOIS DA ARGENTINA, FILME “ENTRE SONHOS” PREMIADO EM ITÁLIA

O filme “Entre Sonhos” volta ser premiado neste início de ano. Joaquim Pavão ganhou o Prémio Melhor Realizador Janeiro 2021 no 3rd Assurdo Film Festival.

Organizado pelo Centro Cultural “Il Pertini” em Cinisello Balsamo, uma cidade na Lombardia italiana encostada a Monza e Milão, este festival promove filmes num encontro entre os povos, procurando obras que representam uma visão alternativa da realidade.

Depois do Prémio Melhor Filme Experimental do “Festival Internacional de Cine sobre Ufología y Fenómenos Paranormales”, que decorreu no MNBA - Museo Nacional de Bellas Artes de Neuquén, na Argentina, foi agora a Itália a distinguir a mais recente obra cinematográfica de Joaquim Pavão e especificamente o seu trabalho de realização.

Em “Entre Sonhos”, personagens em busca da sua identidade, colocam em causa todo o sistema social em que vivem. Esses são catalogados pelo sistema como “Instáveis” e serão convidados a sair. Fora de uma sociedade organizada, o indivíduo confronta-se, então, com todos os condicionalismos à sua existência. Como sobreviver? O que é o livre arbítrio?

Tendo sido realizado conjuntamente com o MIEC -  Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso, a Fugir do Medo, a Filmógrafo, o Cine Clube de Avanca e o Festival de Cinema AVANCA, este filme foi rodado maioritariamente em Santo Tirso. Posteriormente, parte do filme viria a ser também filmado no Festival de Cinema de Avanca 2019, entre as praias e canaviais de Pardilhó.

Partindo de uma coautoria com a atriz Isabel Fernandes Pinto e de um conjunto de composições musicais do guitarrista Óscar Flecha, o realizador e também guitarrista Joaquim Pavão, contou com o desenho de Gil Moreira, os figurinos de Tucha Martins e a curadoria de Álvaro Moreira.

Entre dezenas de figuras, no filme participaram atores como: Aleksandar Ćurčić, Anders Skriver, Andreia Silva, Ângelo Castanheira, Bernardo Santo Tirso, Bruna Herculano, Carlos Loureiro, Catarina Gomes, Catarina Santos, Eduardo Queirós, Filipe Gaspar, Igor Daniel, Inês Neiva, Isabel Fernandes Pinto, Isilda Mesquita, Joana Ratola Soares, Joel Sines, José Silva, Madalena Aragão, Maria Avelãs, Maria João Mata, Miguel Henriques, Patrícia Lima, Rebeca Cunha, Rui Oliveira, Rui Pena, Sara Gonçalves, Susie Filipe, Teresa Chaves e Victor Valente.

“Entre Sonhos” foi já exibido na RTP2 e estreou no festival 24º AVANCA. Posteriormente passou pelos festivais de Montecatini (Itália), Meihodo (Japão), OSFF (Birmânia), Entre Olhares (Barreiro), Neuquén e Córdoba (Argentina).

Joaquim Pavão espera a reabertura das salas de cinema para estrear a sua primeira longa-metragem e, entretanto, o seu filme anterior “Antes que a noite venha - Falas de Antígona” iniciou estreia também no circuito das salas de cinema e espera poder retomar a sua exibição depois que os cinemas possam voltar a abrir.

Ambos os filmes também tiveram produção da Fugir do Medo, Filmógrafo e do Cine Clube de Avanca.



Sem comentários: