sexta-feira, 6 de junho de 2008

FILMES DO FESTIVAL DE CINEMA DE AVANCA EM TIMOR LORO-SAE


Durante o próximo mês de Junho, vários filmes premiados nos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA”, irão ser exibidos em Timor Loro-Sae, numa organização conjunta do Festival de Avanca, do CAH – Cine Angra do Heroísmo e da Universidade Nacional Timor Lorosa’e.
Entre os filmes em exibição, irá estar a curta-metragem de animação “Timor Loro-Sae” de Vítor Lopes, que sendo uma visão pessoal do realizador sobre a história deste país, foi objecto de vários prémios internacionais.
Com sessões previstas para várias cidades de Timor, nomeadamente Dili e Baucau, esta extensão do Festival de Avanca será apresentada por Manuel Salvador Lima que dirige a extensão do Avanca nos Açores.
Os Encontros de Avanca comemoram este ano a sua décima segunda edição, reunindo todos os anos filmes inéditos em Portugal, numa selecção única proveniente de mais de 60 países e constituída por filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários.
Tradicionalmente o Avanca reúne um conjunto singular de workshops internacionais dirigidos por nomes maiores do cinema e do audiovisual mundial, para além de reunir a produção audiovisual da região numa competição específica intitulada “Competição Avanca”. No último ano, esta competição reuniu um número “record” de produções inscritas e seleccionadas, demonstrativo da importância que a produção audiovisual hoje tem no Distrito de Aveiro.
O Festival de Avanca é uma organização do Cine-Clube Avanca com a Câmara Municipal de Estarreja, recebendo apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, Inatel, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: