terça-feira, 11 de novembro de 2008

FILME “TIMOR LORO SAE” RELEMBRA OS 17 ANOS DO MASSACRE NO CEMITÉRIO DE SANTA CRUZ


Em exibição em Estarreja com a presença de D. Ximenes Belo e em exposição na FNAC em Gaia

“Timor Loro Sae”, a curta-metragem de animação que Vítor Lopes realizou e o Cine-Clube de Avanca produziu, será exibida na próxima quarta-feira às 21h na Biblioteca Municipal de Estarreja.
A exibição contará com a presença de D. Ximenes Belo, antigo Bispo de Dili e Prémio Nobel da Paz, que irá recordar os 17 anos do massacre no Cemitério de Santa Cruz, ocorrido no preciso dia 12 de Novembro.

O filme narra a história do povo timorense que, após 500 anos de colonialismo, resistiu a 26 anos de ocupação indonésia.
Sendo uma obra que se inicia com as lendas da fundação da ilha, é sobretudo um filme sobre a guerra e o sofrimento.

Imagens e desenhos originais do filme estão entretanto em exposição na FNAC de Gaia, assinalando também este dia tristemente célebre.

Vítor Lopes é um dos realizadores portugueses mais premiados internacionalmente tendo este seu filme sido distinguido em Portugal, mas também na Grécia, Itália e Paquistão.
Vítor Lopes é um dos realizadores da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo” e dois dos seus mais recentes trabalhos, “Living in the Trees” e “10 ways to eliminate a Buddhist Monk”, estão entretanto na competição internacional do CINANIMA (Festival Internacional de Cinema de Animação a decorrer esta semana na Cidade de Espinho).

O Cine-Clube de Avanca produziu “Timor Loro Sae” com apoio financeiro do ICAM / Ministério da Cultura, RTP e C. M. Estarreja, tendo estreado esta obra no AVANCA'04, o Festival de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que fará 12 anos na sua nova edição de Julho de 2009.

Sem comentários: