terça-feira, 7 de julho de 2009

PORTO E GAIA ANTECIPAM O AVANCA’09

O Teatro Aveirense e o Fórum FNAC de Gaia antecipam a edição deste ano do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que comemora 12 anos de estreias de filmes e de encontro com personalidades do cinema e audiovisual mundial em clima de trabalho.

No Teatro Aveirense, serão exibidos vários filmes premiados no ano passado, em sessões que acontecem hoje (7 de Julho) e na terça-feira 14 de Julho próxima.
Nestas sessões serão exibidas curtas-metragens de ficção e de animação, oriundas de vários países e de contextos culturais muito diversos. As sessões acontecem sempre às 21.30 horas.

Estes filmes estarão também em exibição no Fórum FNAC de Gaia, nos dias que antecedem a abertura da competição internacional do AVANCA’09. assim, nos dias 20 e 21 serão ali exibidos às 18 horas.
Após o AVANCA’09, o Fórum FNAC irá ainda exibir os filmes premiados este ano, com sessões previstas para os dias 28 e 29 de Julho, sempre às 18 horas.
Ainda em Gaia, no Auditório dos Livros do Fórum FNAC, está em exposição até ao final do mês uma mostra de cartazes de várias edições do AVANCA.
Os cartazes expostos são da autoria do designer Gabriel Rêgo, que desde a primeira edição do AVANCA em 1997, é o criador da linha gráfica do evento.

Entretanto a organização ultima a selecção e programação dos filmes em competição, chegados de 71 países, que serão exibidos em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 22 e 26 de Julho.

Tradicionalmente os “Encontros AVANCA” têm vindo a ser considerados como o maior espaço, na Europa, de workshops internacionais de cinema e audiovisuais.
Este ano, estarão presentes 11 personalidades, oriundas de diversos países, a orientar espaços de trabalho sobre temas tão variados como a realização, o trabalho de actor, a animação, o documentário, a produção e a imagem cinematográfica.
Estarão no AVANCA’09 as actrizes Maria D’Aires e Floriane Devigne (também realizadora), o crítico e professor de cinema João Antunes, os realizadores Manuel Mozos e João Salaviza (Portugal), Peter Brosens (Bélgica), Jessica Woodworth (EUA), Yann Jouette (França), o director de fotografia Rimvydas Leipus (Lituânia) e os produtores espanhóis Daniel Fumero e Vanessa Bocanegra.

O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: