sexta-feira, 11 de setembro de 2009

“O ACIDENTE” PREMIADO NOS EUA


“O Acidente” dos realizadores André Marques e Carlos Silva, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, foi distinguido com o 2ºPrémio de Animação no “Twin River Media Festival” na cidade norte-americana de Asheville.
“O Acidente” que teve a sua estreia no Festival AVANCA, está também seleccionado para a competição internacional e para o Prémio António Gaio do 33º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho CINANIMA’09, a decorrer em Novembro próximo.
Este filme esteve também na selecção oficial dos festivais Bridge na Sérvia (onde esteve presente o realizador André Marques a convite da organização), e em Itália nos festivais “MALESCORTO - Festival Internacional de Curtas-metragens” e na 29ª edição do Giffoni Film Festival.
“O Acidente” foi também este ano o único filme português na competição oficial do ANIMA MUNDI, o mais importante festival de cinema de animação da América Latina.
“O Acidente” é uma curta-metragem de animação que nos relata uma participação ao seguro de alguém que sofreu um aparatoso acidente de trabalho. Um assentador de tijolos um tanto ou quanto desajeitado, as leis da gravidade e a negligência na segurança são a base de uma inesperada sequência de situações particularmente perigosas.
O filme tem música de Fernando Augusto Rocha e conta com a voz de Fernando Mendonça.
André Marques é um realizador, animador e ilustrador com um largo curriculum em filmes premiados, sendo nesta obra também o autor do argumento e da criação gráfica.
Carlos Silva é um dos realizadores da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo”, para além de ser um especialista em pós-produção.
O filme foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP - Rádiotelevisão Portuguesa.

Sem comentários: