sábado, 26 de fevereiro de 2011

OSCARES 2011 – FESTIVAL DE CINEMA DE AVANCA APOSTA EM TANEL TOOM PARA O OSCAR DA MELHOR CURTA METRAGEM DE FICÇÃO.


EXTENSÃO DO FESTIVAL DE AVANCA CHEGA A OLHÃO

O filme “The Confession” que em Julho passado abriu o Festival de Cinema AVANCA, é um dos filmes melhor posicionados para ganhar um OSCAR na noite de 28 de Fevereiro próximo.
Realizado pelo jovem realizador da Estónia, Tanel Toom, este cineasta esteve no AVANCA a orientar um dos workshops do evento, intitulado “Uma longa estrada para um filme curto”. O AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que desde 1997 acontece sempre durante o mês de Julho em Avanca, Concelho de Estarreja, tradicionalmente reúne personalidades do mundo do cinema que durante vários dias orientam espaços de trabalho com participantes portugueses, cineastas e futuros autores do cinema português.
Tanel Toom esteve também no AVANCA a receber um prémio pela sua anterior curta-metragem, um surpreendente filme de 2 irmãos em tempo de guerra.
“The Confession” tinha já recebido em Junho o Student OSCAR, atribuído ao melhor filme produzido por uma escola de cinema em todo o mundo.

Entretanto, continua a antecipação da 15º edição do “AVANCA 2011 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.
Depois da “ESAD – Escola Superior de Arte e Design” de Matosinhos, ter organizado no seu Auditório uma mostra de filmes premiados e seleccionados neste festival, também o Mercado Negro está a organizar a exibição de filmes no seu auditório em Aveiro.

Em Março, é a vez do Cine-Clube de Olhão exibir uma extensão do festival, numa iniciativa que se inicia já no próximo dia 1 e continua na terça-feira dia 15.
As sessões irão decorrer nas salas do Algarcine do Rio Shopping da Cidade de Olhão.
Neste evento, serão exibidas 15 curtas-metragens de animação e ficção, oriundas de 11 países e que fizeram parte da selecção oficial do festival AVANCA'10.
Entre estes filmes serão projectados o filme polaco “”Don't be afraid of the dark room” de Kuba Czekaj, Prémio Melhor Curta-metragem, a obra canadiana “Holobomo” de Owen Eric Wood, Prémio Vídeo e a animação “20 años” do cubano Bárbaro Joel Ortiz, Prémio Melhor Animação.
Serão ainda exibidos 3 filmes portugueses, entre eles “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, Prémio Competição Avanca e Menção Honrosa Estreia Mundial.

O Festival AVANCA’11 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Aveiro, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: