quarta-feira, 27 de julho de 2011

FILME SÉRVIO “A AMBULÂNCIA” VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA 2011


"MULHER SOMBRA" DE JOANA IMAGINÁRIO RECEBE 2 PRÉMIOS.
PRÉMIO ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR ATRIBUIDO A INVESTIGADORES PORTUGUESES E ESPANHÓIS.

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2011”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais.
Comemorando a décima quinta edição, o AVANCA 2011 contou com mais participantes e filmes.
O AVANCA 2011 atribuiu prémios a filmes de 4 continentes.

“The Ambulance”, do realizado Sérvio Goran Radovanovic, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio para a Melhor Fotografia, atribuído a Radoslav Vladic.
Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Paper”, de Sinan Cetin (Turquia), "Rene goes to hollywood" de Aleko Tsabadze (Georgia) e “Robert Mitchum is dead”, de Olivier Babinet e Fred Kihn (França, Polónia, Bélgica e Noruega).

O actor georgiano Viktor Barbakadze foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor, pela sua participação no filme “Renee goes to hollywood" e a actriz turca Asuman Dabak o Prémio da Melhor Actriz, pela sua participação em "Paper".

A curta-metragem americana “Broken Clouds”, de Yuri Alves, ganhou o Prémio Curta-Metragem. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas às curtas-metragens "O Voo da Papoila" de Nuno Portugal (Portugal) e "The Son" de Jan Wagner (Polónia).

O Prémio Televisão foi atribuído ex-aequo aos documentários “Le Gai Savoir” do belga Stéphane Xhrouet e "The Micro-Debt" do dinamarquês Tom Heinemann.

O filme “Voices”, do realizador eslovaco Peter Bebjak, venceu o Prémio Vídeo.

O Prémio Animação distinguiu o filme “Oh, Paris”, de Oleksandr Shmygun da Ucrânia.

Entre as categorias mais esperadas deste ano, a “Competição Avanca” reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.
O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Mulher Sombra” de Joana Imaginário que também ganhou o Prémio Estreia Mundial curta-metragem.

O Prémio Estreia Mundial Longa-metragem foi para “Amania” de Óscar Martinez (Espanha) e "The Scent of Rain in The Balcans" de Ljubila Samardzic (Sérvia).

O trailer "Drenaje Profundo" de Cuba recebeu o Prémio "Trailer in Motion" e o português "Quando os Monstros se vão embora", uma Menção Honrosa

Os filmes de animação feitos por jovens, que este ano tiveram a sua primeira participação no Festival AVANCA, viram o filme “O segredo da Arca d'Água”, de alunos da Escola EB1 nº4 de Chainça, receber o Prémio. O Júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a “Eu no meio dos outros sou...”, de alunos da Escola Básica de Vilar do Andorinho.

O novo concurso que juntou fotografia e cinema, "Click Clack Action", premiou fotografias de Aleksandr Keyffets e Mariza Formaginni.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, distinguiu em ex-aequo os investigadores portugueses Nelson Gonçalves e espanhóis Cristina Palmese e José Luis Carles.

Oito júris constituídos por 34 individualidades de 12 países atribuíram 17 prémios e 8 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi constituído pela actriz iraniana Anahita Nemati, a directora do Festival ECÚ de Paris Kadi Lokk, o director de fotografia Fereydoon Shirdel e foi presidido por José Costa Ramos, antigo responsável pelo cinema português.

Os restantes júris juntaram os realizadores Bernardo Cabral, Cláudio Jordão, Emil Langballe, João Católico, Maria Le Dous, Miguel Estima, Nelson Martins, Nuno Tudela, Rui Nunes, os argumentistas Henrique Vaz Duarte, Sérgio Paulo Silva, os programadores Flávia Vargas, Nuno Reis, Sofia Marques, os fotógrafos António Teixeira, Jochen Dietrich, Luís Oliveira Santos, Ricardo Lima, os académicos Álvaro Sousa, Beatriz Legerén, Carlos Fragateiro, Cláudia Vaz, José Marta, Manuel Salvador Lima, Pedro González, Philip Zitowski, Rosemary Mountain, Sandra Santos, Vania Baldi e o jovem cinéfilo Tomás Rodrigues.

O AVANCA 2011 foi ainda marcado pelos 6 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Rússia, Irão, Espanha e Portugal.

A excelente qualidade dos filmes produzidos durante o festival ficou expressa na apresentação pública com que o festival encerrou, onde um filme questionou os participantes sobre porque fazem filmes.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: