segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CONFERÊNCIA SOBRE O ESPAÇO QUOTIDIANO E O CINEMA, REUNE INVESTIGADORES NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA




















No Auditório Rainha D. Sonja da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, reúnem-se na próxima quarta-feira, dia 7 de Dezembro, vários investigadores e académicos portugueses para debaterem o tema "O Espaço Quotidiano Retratado na Ficção e Narrativa do Cinema".

Em debate estará a arquitectura e o design, confrontados com a sua vivência pelo cinema, mas também pelo percurso do espaço urbano da sétima arte e pela arquitectura e design na narrativa fílmica.



A conferência dá igualmente a palavra aos autores, tendo convidado 3 cineastas que marcam o espaço do cinema português na ficção, no documentário e na animação.



Manuel Mozos, autor de vários filmes filmes, nomeadamente da longa-metragem de ficção "Quando Troveja" é um dos convidados. Leonor Areal, cineasta e investigadora, autora de vários documentário, entre os quais "Fora da Lei", é outro autor convidado.
Por último, o realizador de animação Cláudio Jordão, cuja último filme "Conto do Vento" realizado conjuntamente com Nelson Martins acaba de ser premiado na Eslovénia, completa o conjunto de cineastas convidados.

Surgindo na sequência da "Conferência Internacional AVANCACINEMA" de Julho último, esta conferência, sob a égide do Prof. Dr. Carlos Figueiredo da universidade anfitriã, reúne maioritariamente académicos das Universidades de Aveiro e Lisboa.



Irão intervir, pela Universidade de Aveiro, os professores Carlos Fragateiro, Costa Valente, Rosa Oliveira, e os investigadores Inês Albuquerque e Luís Alves. Pela Universidade Técnica de Lisboa os professores Carlos Figueiredo, Carlos Ferreira, João Paulo Martins e os investigadores Joana Malheiro e Ricardo Silva. Da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa irá intervir o professor João Paulo Queiroz. Os investigadores Rita Capucho da Universidade de Coimbra e Júlio Pinto da Universidade de Santiago de Compostela, completam o conjunto de oradores.

No decorrer do evento científico, será inaugurada uma exposição de fotografia de cinema, resultante do concurso internacional "Click Clack Action", promovido pelo Festival de Cinema AVANCA 2011.



Esta "1ª Conferência Avanca - FA / CIAUD", é uma organização da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, da "Conferência Internacional AVANCACINEMA", do "CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design", "Debatevolution", contando com o apoio da "FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia".

Sem comentários: