quinta-feira, 21 de junho de 2012

FILME “CONTO DO VENTO" RECEBE NA ÁUSTRIA O SEU 17º PRÉMIO


UM DOS AUTORES DO FILME IRÁ COORDENAR UM DOS WORKSHOPS DO FESTIVAL AVANCA 2012

O filme “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins, produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios, acaba de ser distinguido com o prémio do filme mais inovador no “40th Festival of Nations” de Ebensee, Áustria.

O festival recebeu 1136 filmes de todo o mundo e o júri internacional (constituído por cineastas, académicos e críticos de cinema da Áustria, Alemanha, Bélgica, Holanda e Polónia), outorgou 5 grandes prémios, entre os quais o atribuído ao filme português.

"Conto do Vento" é uma curta-metragem de animação produzida em 3D, que retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa.
Tendo sido estreada no Festival de Cinema AVANCA'10 foi entretanto exibida em imensos países, nomeadamente na competição oficial dos Festivais de Annecy e Sitges (os mais importantes festivais mundiais para a animação e para o cinema fantástico, respectivamente).
Esta obra foi premiada em festivais na Albânia, Brasil, Eslovénia, Grécia, Índia, Itália e naturalmente em Portugal.

Nelson Martins, um dos autores do filme, estará em Julho próximo no festival de cinema AVANCA 2012, onde irá coordenar um dos workshops deste evento.

"Conto do Vento" irá estar proximamente na competição oficial de festivais no Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro, Porto Velho, Betim, Nova Lima e Belo Horizonte.
Este filme teve apoio do ICA / Ministério da Cultura e da RTP.

1 comentário:

Abigail Macedo disse...

Muitos parabéns. Façanhas como esta fazem-me sentir orgulho no meu País e nos meus compatriotas... alguns deles, pelo menos.