quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ÍNDIA EXIBE FILMES PRODUZIDOS POR AVANCA

Durante o mês de fevereiro, 2 filmes produzidos pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca vão estar em exibição em festivais de cinema na Índia.
“Fios de Tempo” de Joaquim Pavão é uma curta-metragem documental que será exibida no início do mês na cidade indiana de Ahmedabad e de seguida em Vadodara, integrando a selecção oficial da segunda edição do “Fanatika Theatre Documentary Festival”.
“Fios te tempo”, que terá neste festival a sua estreia mundial, nasce de um conjunto de peças de teatro portátil do Projeto Faunas baseadas em atividades tradicionais da cultura portuguesa. Cada estória guarda em si um espaço de transmissão de conhecimentos, fazendo a passagem de testemunho entre aqueles que recriam, pela memória, o seu passado, para aqueles que constroem, pelo sonho, o seu futuro.
O documentário, com argumento de Nuno F. Santos, foca o método de trabalho seguido pela companhia, na pesquisa, criação e produção dos espetáculos.
Entretanto, numa organização do Rotary Club indiano, nos dias 8 e 9 em Kochi, integrando a competição oficial do “SCRIPT International Short Film Festival”, será exibido o filme “50 pesos argentinos” de Bernardo Cabral.
Este filme, produzido nos Açores pela Cineact e pela Filmógrafo, foi já premiado nos festivais “Panazorean” e “Ribeira Grande”, tendo sido igualmente exibido em Buenos Aires (Argentina) e no Festival de Cinema AVANCA 2012.
Esta curta-metragem de Bernardo Cabral, está este fim de semana também em exibição na Índia, integrando a competição do “0110 International Digital Film Festival” que decorre em Nova Deli. Neste festival, estão também a concurso 4 outros filmes produzidos ou co-produzidos pela Filmógrafo / Cine-Clube de Avanca. Também na categoria de ficção, será exibido o filme “Prescrição” de Marco Miranda, em arte digital “Terram - Terra e mar” de C. Silva, A. Osório, A. Fonseca e finalmente na categoria de animação, foram seleccionados os filmes “15 Bilhões de Fatias de (-t)+Deus” de Cláudio Jordão e “O Milagre” de Francisco Lança.
Tenso sido, na sua quase totalidade, produzidas em 2012, estas obras cinematográficas serão proximamente visíveis na cidade do Porto, onde participam no “Fantasporto – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto”.

Sem comentários: