quinta-feira, 18 de abril de 2013

ANTÓNIO DE ABREU FREIRE APRESENTA "INTRODUÇÃO À LITERATURA DE CORDEL"


António de Abreu Freire, escritor natural do Bunheiro, Murtosa, professor universitário e investigador no Brasil, Canadá e Portugal, apresenta o seu último livro “Introdução à Literatura de Cordel” no próximo sábado dia 20 pelas 17h no Espaço FNAC Norteshopping em Matosinhos.
Ainda no Grande Porto, o escritor voltará a apresentar este livro no dia 27, também pelas 17h, desta feita no Espaço FNAC do Gaiashopping.
O autor será apresentado por António Costa Valente da Universidade de Aveiro.
“Introdução à Literatura de Cordel” surge da vivência cultural do autor que com este livro constrói uma ponte entre os dois lados do Atlântico onde, em número e em raiz, mais se fala português. “No Brasil, a Literatura de Cordel é hoje produzida e apreciada por todos: gentes da cidade e do sertão, eruditos e caboclos, coronéis e jagunços; é uma das marcas mais representativas de uma identidade, a que une povos e etnias de língua portuguesa num só complexo emotivo”, lê-se no livro.
Diz ainda o autor que “As gentes que falam português pelo mundo constroem as suas cidadanias diferenciadas partilhando uma identidade comum cuja matriz genética é Portugal mas com suporte fundamental no Brasil”. Reafirma que “A poesia popular de língua portuguesa tem hoje os seus arraiais no Brasil, o país que sustenta a universalidade da nossa língua. Mas é herança e espólio de todos os que falam português…”.
Publicando livros desde 1967, nas áreas das ciências humanas e da divulgação científica, de entre os livros de António Abreu Freire, um destaque particular para as obras “Sermões de Santo António” (Portugália, 2009), “Ação e Palavra” (Afrontamento, 2010) e “História de um Homem Corajoso” (Afrontamento, 2010), sobre a vida e a obra do Padre António Vieira, de que é um reputado especialista.
Na rota de Vieira, em 2007 o escritor empreendeu uma das suas expedições marítimas, o “Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania”. A bordo de um veleiro, numa viagem que durou um ano, foi escrevendo “Diário de Bordo”, onde relata detalhadamente o cotidiano desta viagem comemorativa e de investigação, marcando em cada lugar os passos do escritor de seiscentos.
O seu livro anterior foi “Crónicas em prosa de mar e verso de Cordel” (Debatevolution, 2000), estando no prelo a obra “O Roteiro de Martim Soares Moreno”, uma história dos heróis esquecidos da restauração do Brasil (1600 – 1654).
“Introdução à Literatura de Cordel” é uma edição Debatevolution e contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Estarreja.

Sem comentários: