sexta-feira, 6 de março de 2015

FILMES DE AVANCA NOMEADOS PARA OS PRÉMIOS SOPHIA 2015 DO CINEMA PORTUGUÊS

4 filmes produzidos ou co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca, acabam de receber 6 nomeações para os Prémios SOPHIA 2015, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema.

Foi o Fio”, realizado por Patrícia Figueiredo foi nomeado para o Prémio SOPHIA de melhor curta-metragem de animação.

À Beira Da Europa” de Bernardo Cabral e “Luz Clara” de Miguel Lima e Vasco Vieira foram ambos nomeados para o Prémio SOPHIA 2015 para a melhor curta-metragem documental do cinema português.

Pecado Fatal”, realizado por Luís Diogo foi nomeado para os prémios melhor atriz (Sara Barros Leitão), melhor banda sonora original (Filipe Coutinho) e melhor canção original com «Unforgettable» (letra e interpretação de Daniela Galbin).

A cerimónia da entrega dos Prémios Sophia decorre no dia 2 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão em direto na RTP2.
Os prémios Sophia foram lançados em 2012, para distinguir os profissionais do cinema nacional pelos próprios pares, e incluem cerca de duas dezenas de categorias. A Academia Portuguesa de Cinema foi fundada em 2011 e é a entidade que em Portugal nomeia, entre outros, o candidato português ao OSCAR do melhor filme estrangeiro.

Foi o Fio” foi já por três vezes premiado e exibido em duas dezenas de festivais, tendo tido a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de AVANCA 2014.
O filme retrata 3 mulheres que representam as moiras, tecelãs da vida, que estão unidas por um fio.
As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

Luz Clara” teve a sua estreia no AVANCA 2014 e acaba de ser exibido no Fantasporto 2015.
Rodado em Aveiro, Sever do Vouga e Alentejo, este documentário aborda a história do fotógrafo José Cruz, que com 20 anos de carreira, decidiu mudar de vida e dedicar-se a tempo inteiro à fotografia de recém nascidos. O sucesso das suas imagens deram-lhe o prémio “MQEP pela European Federation of Photographers (2012)”, entre outras distinções. Um percurso que se traduz numa história envolvente de imagens que respiram amor.

À Beira Da Europa” de Bernardo Cabral foi co-produzido com a Cineact sobre a mais periférica da já de si ultra-periférica região dos Açores. O filme deixa os florentinos, nativos e adoptados, contarem a sua história dando, em pinceladas sinceras, a sua versão de ser ilhéu na sua ilha, com tudo o que isso contém.

Pecado Fatal” foi a longa-metragem de ficção do cinema português que mais prémios internacionais ganhou em 2014. São já 9 os prémios recebidos por este filme, em países tão diversos como o Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Croácia, Itália, São Tomé e Príncipe e, naturalmente, Portugal.

Todos os filmes agora nomeados têm participação da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, sendo maioritariamente produções independentes.

Sem comentários: