terça-feira, 31 de maio de 2016

CASAS TRANSFORMADAS EM CINEMA EXIBEM AS PRÓXIMAS SESSÕES DO “AVANCA EM MOVIMENTO”

O repto de transformar a sala ou o pátio numa sala de cinema foi lançado à população, e esta aderiu, criando assim momentos de encontro em partilha em que o cinema é polo aglutinador em torno do qual as conversas giram.
O balanço das primeiras 3 sessões não podia ser melhor. Cerca de 60 pessoas já participaram nestas sessões intimistas, marcadas pelo salutar convívio e o nascimento de novas amizades.
A programação tem espelhado o que de melhor da cinematografia mundial tem sido exibido no Festival de Avanca ao longo das 19 edições. De referir ainda a divulgação do trabalho de produção do Cine-Clube de Avanca que tem surpreendido aqueles que ainda não o conheciam. Em cada sessão o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho deste cine clube que já produz filmes desde 1984.
As próximas duas sessões vão decorrer nos dias 3 e 17 de Junho, em Avanca e Canelas, respetivamente. A próxima casa a acolher a sessão de dia 3 Junho é a casa do Sr. Augusto Fernandes, na Rua Comendador Adelino dias Costa (Rua da Adico), nº 150, 3860-076 Avanca.
Nesta tela mais uma vez irão passar alguns dos melhores filmes do Avanca. Para esta sessão a escolha foi “Um vaso de soda” que foi galardoado com o Prémio Melhor Atriz no AVANCA 2008, realizado por Adriana Yurcovich da Argentina. Da edição de 2007 selecionámos a animação do Reino Unido, “Horn ok Please” de Joel Simon. A melhor curta de Ficção de 2012, “Kerozene” um filme belga de Joachim Weissmann será outra das curtas-metragens exibidas. O “Puritas – Caminho para Dignidade” uma curta realizada durante um workshop do Avanca, que foi exibido em 2006 é outra das seleções, um filme de Diogo Carvalho, Eduardo Barbosa, Joana Nunes, Miguel Carvalho, Paulo Abreu e Ricardo Trindade.
Também fará parte da programação a curta-metragem documental “A Ria, a água e o homem” que foi exibida no AVANCA 2010, produção do Cine-Clube de Avanca e realizado por Manuel Matos Barbosa.
Para terminar a sessão com cerca de 60 minutos, a escolha foi o filme italiano “We love our clients” que esteve em competição no AVANCA 2011 realizado por Beppe Tufarulo.
Dia 17 a sessão será na casa da Sra. Paula Almeida na Rua Direita em Canelas. As sessões têm o seu início às 22h e duram cerca de 1 hora.
Os espetadores que pretendam assistir, deverão fazer as suas inscrições através do telefone 234880658 ou pelo email: avancafilmfestival@gmail.com.

O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 vai ter as suas sessões competitivas entre 27 e 31 de julho próximo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento anual tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

Sem comentários: