terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

REALIZADOR PALESTINIANO MICHEL KHLEIFI, DEPOIS DE TER ESTADO NO FESTIVAL AVANCA 2013, VOLTA A PORTUGAL

Um dos mais prestigiados realizadores da Palestina, Michel Khleifi regressa a Portugal para conversar sobre três dos seus filmes, na Mostra de Cinema Palestino “Realidade e Memória”.
Este evento irá realizar-se no Auditório Romeu Correia em Almada, dia 3 e 4 de Março (sexta-feira e sábado), num evento promovido pela Câmara Municipal de Almada e o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

O programa prevê na sexta-feira, dia 3, às 21h, a exibição dos documentários “Ma’loul celebra a sua destruição”(1985) e “Casamento proibidos na Terra Santa” (1995).
No sábado, dia 4, às 16h será exibida a longa-metragem de ficção “Casamento na Galileia” (1987).
Este filme, inédito em Portugal, foi o vencedor da Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e do prémio FIPRESCI em Cannes, entre outros.
No fim de cada sessão o realizador conversará com a assistência.

Tendo estado em Portugal em 2013, a convite do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, ali dirigiu um workshop sobre “O ator face aos diferentes estilos de atuação”.

Sendo atualmente professor de teatro e cinema na INSAS, a mais celebre escola do cinema belga, Michel é um marco no cinema da Palestina.
Nascido em Nazaré em 1950, autor, realizador e produtor, emigrou inicialmente para Israel em 1970, tendo-se fixado posteriormente na Bélgica.
Formado em direcção de televisão e teatro pelo Institut National Supérieur des Arts du Spectacle (INSAS), trabalhou na televisão belga antes de iniciar a produção dos seus filmes. Autor de filmes como “Urs al-jalil”, “Le cantique des pierres”, “L'ordre du jour”, “Route 181: Fragments of a Journey in Palestine-Israel “ ou “Zindeeq”.
As suas longas-metragens de ficção e documentários receberam vários prémios de grande prestígio, nomeadamente o Prémio da crítica do Festival de Cannes, o Golden Shell do Festival de San Sebastian, o Tanit d'Or em Carthage, Prize of Excellence e o Special Prize em Yamagata, o Muhr Arab Award em Dubai ou o “André Cavens”.

Para além do seu trabalho com atores, Michel Khleifi é um especialista em memória e arquivos cinematográficos.

Sem comentários: