quinta-feira, 8 de junho de 2017

ANTÓNIO SOUTO APRESENTA "DUPLA EXPRESSÃO - CRÓNICAS" NA FEIRA DO LIVRO DE AVEIRO

O escritor António Souto, no próximo domingo dia 11 de junho pelas 17h, na Feira do Livro de Aveiro, irá apresentar o seu mais recente livro , editado pela DebatEvolution. A apresentação estará a cargo da Profa. Dra. Anabela Oliveira da UTAD.
O livro reúne uma seleção de textos editados nos últimos cinco anos, de "Dupla Expressão – Crónicas"outubro de 2011 a setembro de 2016´, na revista “Human”. Parte destas crónicas foram igualmente publicadas até 2013, no blogue “Floresta do Sul”.
António José Souto Marques natural de Angeja, Albergaria-a-Velha (Aveiro),é professor no Liceu Camões em Lisboa. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Universidade de Lisboa) e pós-graduado em Teoria e Criação Literária (Universidade Autónoma de Lisboa).
É professor em Lisboa, tendo lecionado em Estrasburgo (França), na Universidade de Ciências Humanas, no Instituto de Tradutores, Intérpretes e Relações Internacionais e na Universidade Popular Europeia, entre 1989 a 1997. Exerceu, no XIV Governo Constitucional, as funções de Assessor e de Chefe de Gabinete no Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
É sócio da “Associação Portuguesa de Escritores” e tem sido júri no “Festival Internacional de Cinema AVANCA”, que em julho comemora 20 anos.
Autor, entre outros escritos, dos livros de poesia "Arcanas Carícias", "Na Lavra do Dizer", "Caprichos" (com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues), "O Tempo das Palavras" (em parceria com Armindo S. e com prefácio de João Melo) e “Sonhos Sobrantes” (com prefácio de Luiz Fagundes Duarte).
"Dupla Expressão – Crónicas" é o seu segundo livro de crónicas, tendo o primeiro "EX ABRUPTO - Crónicas do Tempo", sido igualmente publicado pela “debatEvolution”.
António Manuel Venda, escritor e diretor da revista “human”, diz sobre António Souto, “...é um escritor surpreendente a cada parágrafo e, estou convencido, um dos poucos grandes cronistas do Portugal destes tempos que se calhar a maior parte de nós ainda não percebeu bem que tempos são.”.
A apresentação estará a cargo da Profa. Dra. Anabela Oliveira, professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom. Natural de Aveiro e Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Fellini e Jacques Tati.

Sem comentários: