sábado, 30 de março de 2019

JOAQUIM PAVÃO FILMA “SCULP”


Depois de "Antes que a noite venha - Falas de Antígona", que Joaquim Pavão filmou no AVANCA 2016, é tempo de novo projeto que desta vez se materializará na primeira longa metragem do realizador.

Num trabalho conjunto com a atriz e autora Isabel Fernandes Pinto, com um desenvolvimento gráfico do Arquiteto Gil Moreira, Joaquim Pavão ultima as filmagens de “SCULP” ("Escultura").

Rodado em Santo Tirso, envolvendo a coleção de esculturas espalhadas pela cidade e que constituem o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), este projeto está a ser filmado maioritariamente na Fábrica de Santo Thyrso e no Parque Urbano Sara Moreira.

Numa procura de intervenção e debate entre a arte, o urbanismo e a cidadania, o filme constrói-se entre esculturas que integram a coleção do museu e os corpos que o filme junta e faz intervir.

O novo filme de Joaquim Pavão "terá sete quadros que representam os sonhos, liberdades e pensamentos de uma personagem que habita um mundo onde todas as escolhas são facilitadas por algoritmos".

Sendo ele um exímio guitarrista e compositor da música de vários filmes do cinema português, nesta obra, Joaquim Pavão dá lugar ao compositor Óscar Flecha que é o autor da banda sonora do filme.
O realizador sublinha que "O filme começa na música. É a base. É ela que cria os espaços, o tamanho, a atmosfera", acrescentando que "todo o filme está sob o mundo sonoro de Óscar Flecha".

Com direção de fotografia de José Oliveira, direção de arte de Tucha Martins, o filme conta com atores e técnicos maioritariamente do norte.

Produzido pela Fugir do Medo, Filmógrafo e Cine Clube de Avanca, este filme, com fortes exigências ao nível dos chamados efeitos especiais, deverá estrear em 2020 seguindo o circuito internacional de festivais e estreando em diversas salas de cinema.

Joaquim Pavão, com a sua anterior curta-metragem "Antes que a noite venha - Falas de Antígona", foi distinguido com diversos prémios, nomeadamente no Red Carpet Film Awards (2 prémios), EUA), Falcon International Film Festival (Reino Unido), 3rd Edition of the European Cinematography AWARDS (Polónia), Prémio Direção fotografia Curta-metragem nos Prémios AIPCinema 2018, nomeado Melhor Curta Metragem de Ficção nos Prémios SOPHIA 2018, para além do Prémio Estreia Mundial no Festival AVANCA 2017.

Local de rodagem do novo filme, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea é composto por 55 esculturas dispersas por seis polos da cidade, que segundo o mesmo, partiu de uma ideia do escultor Alberto Carneiro (1937-2017), que em 1990 desafiou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, a "ter um caso único em Portugal, com [obras dos] escultores mais importantes dos seus países e que integram a vanguarda da escultura contemporânea".

Em 21 de maio de 2016, o Museu Inaugurou o seu espaço, um projeto que juntou os dois arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, ambos galardoados com o Prémio Pritzker. A construção da sede do Museu envolveu igualmente a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, que tem sede numa das alas do Mosteiro de São Bento.

Sem comentários: