sexta-feira, 5 de julho de 2019

WORKSHOPS DO FESTIVAL DE CINEMA AVANCA PREPARAM FILMES CANDIDATOS A NOVO FINANCIAMENTO

Com a chegada do novo financiamento ao cinema, os habituais workshops do Festival Internacional de Cinema AVANCA 2019 iniciam um novo formato.

Assim, entre 24 e 28 de julho, no espaço da Escola Egas Moniz em Avanca, o habitual  CREATIVE FILM WORKSHOPS vai permitir o financiamento dos filmes que ali venham a ser desenvolvidos.

Pela primeira vez a participação nestes Workshops terão o apoio do novíssimo AVANCA FILM FUND. Um fundo de apoio à produção de cinema no Concelho de Estarreja, que é também a primeira ferramenta financeira de apoio ao cinema em Portugal de base regional.

Com financiamento à vista e novos filmes em perspetiva, o CREATIVE FILM WORKSHOPS 2019 conta este ano com a presença de:

Peter Brosens (Bélgica), um cineasta multi premiado e autor de filmes como “King of the Belgians” (2016), “Altiplano” (2009) ou “Khadak” (2006). Filmes distinguidos no Avanca e presentes em Cannes, Sundance e pelo mundo.

Roman Zhigalov (Rússia), autor do premiado “The Forest”, ele é um dos cineastas mais surpreendentes da nova geração do cinema russo. Dirige em Moscovo a “RZ Studio”.

Luciana Abad (Argentina), uma distribuidora de cinema com uma experiência internacional única e a primeira voz das curtas latino americanas.

Apoiando, com a sua experiência, cada um dos filmes em produção, o CREATIVE FILM WORKSHOPS 2019 terá este ano a participação de cineastas portugueses como Cláudio Jordão, Diogo Carvalho, Francisco Lança, Luís Diogo, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Nelson Martins e Rosário Costa.

Participam ainda Joaquim Pavão (realizador de “SCULP”) e a atriz Isabel Fernandes Pinto que vão desenvolver uma oficina para atores profissionais, amadores e estudantes que pretendam trabalhar e explorar técnicas de improvisação para a cinema. A matéria primordial do trabalho será o ator e os seus instrumentos – corpo, voz, imaginação – no confronto com um argumento estabelecido. Partindo de personagens e situações já escritas, caberá ao ator, com a sua força criativa, aprofundar as suas dimensões e conferir-lhes sentido. Os resultados deste processo exploratório poderão vir a integrar uma longa metragem em rodagem.

Os workshops nasceram com o festival em 1997 e desde essa data são os únicos eminentemente práticos a acontecer em festivais de cinema com esta dinâmica de produção de cinema.

De forma inédita, o conjunto dos filmes que têm sido produzidos nestes workshops ao longo dos últimos 22 anos foram exibidos em centenas de festivais de cinema de todo o mundo, tendo sido distinguidos com 57 prémios. Este ano volta-se a inovar.

Divididos entre a ficção, o documentário, a animação e o trabalho de ator, os workshops integram o AVANCA 2019, um encontro e um festival que comemora a 23ª edição a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo.
As inscrições estão abertas em www.avanca.com

O AVANCA 2019 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia é uma organização do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA (Ministério da Cultura), IPDJ, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: