segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

MANUEL GERAZ. ATOR DO FILME “SÓCIOS” É CIDADÃO DE MÉRITO DE VIANA DO CASTELO (A TÍTULO PÓSTUMO)

Em cerimónia pública que decorreu no Teatro Sá da Bandeiro, cujo palco Manuel Geraz bem conhecia, a sua filha e também atriz Vânia Geraz, recebeu do Municipio Vianense a distinção de Cidadão de Mérito, a título postumo e 18 anos após o seu desaparecimento.

Tendo concluido em 1987 o Curso Superior de Teatro na ESAP, Manuel Geraz participou em  vários espetaculos das companhias portuenses Teatro Experimental do Porto e Seiva Trupe.

Em 1991 foi um dos fundadores do Teatro do Noroeste em Viana do Castelo, onde desenvolveu uma intensa atividade como ator e encenador. Na sua cidade foi ainda professor de Expresão Dramática na Escola Superior de Educação.

No cinema foi protagonista da curta metragem SÓCIOS, filme premiado internacionalmente e com a participação do Cine Clube de Avanca.

Sobre ele escreveu Angela C.
“Nascer e morrer sem prevalecer não é designio dos da condição de Manuel Geraz. Prevalecer discreta e intensamente, este era o paradoxo da sua vida, um social anónimo e um palco extremado pelo talento que se desgarra do nome: ATOR.”

Manuel Geraz Ribeiro, ator, encenador e um carismático amigo dos filmes e do festival AVANCA (1953 - 2001).


Sem comentários: