sexta-feira, 24 de julho de 2020

HOMENAGEM A FELLINI NO 24º FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2020

O cineasta Federico Fellini faria este ano 100 anos e o 24º Festival de Cinema AVANCA 2020 presta-lhe homenagem, apresentando o livro “Federico Fellini, a inevitabilidade da arte” com a editora “debatEvolution”.
Será este sábado, no espaço exterior da Escola Egas Moniz de Avanca, pelas 18 horas, que o cineasta e realizador de televisão Rui Nunes irá apresentar esta obra da autoria de Anabela Branco de Oliveira.
Docente na UTAD – Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, cinéfila, investigadora e especialista na relação da literatura com o cinema, nos últimos anos tem publicado vários trabalhos sobre a obra do mestre italiano.
Fellini poderia ser lembrado por ter sido o eterno nomeado da cerimónia dos Oscar, ou pela Palma de Ouro de Cannes com “La Dolce Vita”, mas os seus filmes são a memória intemporal de um autor genial e inesquecível.
Segundo Anabela Branco de Oliveira, “Para Fellini, corpos e rostos nunca são vazios porque ele sonha-os, constrói-os, destrói-os, desenha-os, transforma-os em guião. Corpos e rostos tornam-se incessantemente fellinianos. Corpos e rostos são pedaços anatómicos que, na construção do discurso filmico, definem um percurso identitário”.
Na ocasião será exibido um vídeo com excertos da obra de Fellini, selecionados pela autora do livro e montados pelos alunos da Escola Val do Rio, que fazem no festival uma residência artística.
A editora “debatEvolution” apresentará também e na ocasião, um outro livro.
Trata-se de “Viagens pelo Éter, um cinema após 2008”, uma obra que percorre as publicações do blog do festival e do Cine Clube de Avanca, numa abordagem temporal e factual, permitindo seguir o percurso do festival e do seu cinema, com o ineditismo e singularidade que o têm caracterizado. A obra presta igualmente homenagem a alguns dos cineastas e amigos do festival, que entretanto nos deixaram.
A apresentação dos livros antecede a noite de Drive In onde o último filme de Luís Moya será exibido no grande ecrã após um momento musical com Nuno Norte, um dos intervenientes do filme.
Numa organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, o Festival AVANCA tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da CIRA, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de empresas e instituições da região.

Sem comentários: