terça-feira, 11 de outubro de 2022

AZEMÉIS FILM FESTIVAL JUNTA NO ECRÃ O MELHOR DO CINEMA PREMIADO EM PORTUGAL

“O Festival dos festivais” é uma organização do Município de Oliveira de Azeméis que reúne os filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses no último ano, numa competição de longas metragens entre a ficção e o documentário.

Os vencedores dos festivais de Avanca, Doclisboa, Fantasporto, Indielisboa e Leffest vão passar pelo ecrã de “O Cinema” entre 20 e 23 de outubro próximo.

Por esta segunda edição do festival de cinema irão passar filmes como “Mato seco em chamas” de Adirley Queirós e Joana Pimenta (Brasil, Portugal), obra surpreendente que ganhou o “Indielisboa 2022”. Neste filme Léa, Chitara e Andreia têm um negócio muito particular: sacando petróleo a oleodutos da cidade, transformam-no depois em gasolina que vendem aos “motoboys”.

Também em competição estará “La caja", um filme produzido entre o México e os Estados Unidos do realizador Lorenzo Vigas. Tendo estreado em Veneza, foi premiado no LEFFEST 2021 e sucede a outros dois filmes como o último capítulo da trilogia dedicada à ausência da figura do pai, um traço indelével da identidade social latino-americana.

Tendo ganho o Prémio do Público do último “Fantasporto 2022”, o filme “Follow Her” de Sylvia Caminer também passará por esta edição do Azeméis Film Festival, um filme que conta a história de uma mulher, viciada nas redes sociais, que se deixa cair numa armadilha da qual não consegue fugir.

Do “Avanca 2021” será exibido o premiado “Caged Birds” do realizador e co-escritor suíço Oliver Rihs, onde Bárbara, uma jovem advogada radical, e Walter, que entra e foge da prisão muitas vezes, se encontram e formam uma aliança improvável.

“918 Nights” da realizadora espanhola Arantza Santesteban foi o vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa do “DOCLisboa 2021”, uma obra que “reflete sobre a resistência a diferentes sistemas de controlo sobrepostos e fá-lo propondo dialéticas que questionam um entendimento redutor das formas de identidade.”

O AZEMÉIS Film Festival surge como reinício do caminho de trazer o cinema ao concelho, criando-se novos públicos e novas dinâmicas que levem ao envolvimento da comunidade nesta forte e dinâmica área cultural. Procura ainda criar condições mais estáveis e adequadas ao desenvolvimento de atividades de interesse municipal que salvaguardem e perpetuem a história e património cultural do município.

Em Oliveira de Azeméis o cinema tem uma marca histórica importante.

Pelo Cineteatro Caracas, que o município está a recuperar (em fase de conclusão), e também em duas outras salas de cinema, passaram décadas de programação do cinema de todo o mundo. A criação do Cineclube de Azeméis e os filmes dos cineastas oliveirenses deram uma forte dinâmica cinéfila à cidade, com vários filmes premiados em festivais nacionais e internacionais durante os anos 60 a 80 do século passado.

Sem comentários: