Cineastas de todo o mundo podem inscrever os seus projetos, incluindo curtas e longas-metragens de ficção e animação, documentários, séries de televisão, vídeos experimentais com duração até 20 minutos, filmes em VR de 360º e trailers ou videoclipes na competição Trailer in Motion. Para serem elegíveis, os filmes devem ser estreia em Portugal e não podem estar disponíveis na internet.
Todos os filmes submetidos serão avaliados por uma equipa de seleção, que escolherá cerca de 50 obras para integrar as competições oficiais do festival. Os autores das obras selecionadas serão convidados a apresentar os seus filmes no festival. Além disso, os realizadores premiados serão convidados a participar na edição de 2026, onde receberão os respetivos prémios durante a cerimónia de abertura.
Os filmes de curta-metragem que receberem prémios no AVANCA serão automaticamente selecionados para a primeira ronda dos Prémios SOPHIA, uma das mais importantes distinções do cinema português. Adicionalmente, as curtas-metragens selecionadas poderão integrar a lista de candidatos ao Short of the Year 2024, promovido pela SHORT FILM CONFERENCE.
O Festival AVANCA distingue-se ainda por ser um dos raros festivais no mundo reconhecidos pela Federação Internacional de Cineclubes, que nomeia um júri oficial e atribui prémios durante o evento.
Paralelamente às competições, o festival oferece aos participantes condições especiais para participarem nos workshops e conferências, que contam com a presença de cineastas e investigadores de cinema de todos os continentes, fomentando o diálogo e a partilha de experiências.
Para mais informações sobre as inscrições e regulamento, consulte o site oficial do Festival AVANCA em https://avanca.com/
O AVANCA acontece todos os anos em Avanca e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário