“Os Filmes das Nossas Terças” trás em abril um ciclo de cinema sobre o mundo do espetáculo.
É já dia 1 de abril, pelas 21h30, que “Monsieur Aznavour” é exibido no Teatro Aveirense, abrindo um ciclo de filmes que decorre durante o mês de abril sobre o mundo do espetáculo.
“Monsieur Aznavour” é um filme que nos faz descobrir o percurso excecional e intemporal de Charles Aznavour.
Filho de refugiados, pequeno, pobre, nada parecia indicar que pudesse conquistar o sucesso. Mas com trabalho e uma perseverança incomum, Aznavour tornou-se um monumento da canção, um símbolo da cultura francesa. Com centenas de canções, interpretadas em várias línguas, concertos no mundo inteiro, inspirou músicos de todas as gerações.
Realizado por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, Aznavour é interpretado por Tahar Rahim que surge no filme acompanhado por atores como Bastien Bouillon, Marie-Julie Baup, Camille Moutawakil, Ella Pellegrini, Hovnatan Avedikian e Julien Campani.
Com uma carreira iniciada aos nove anos no Théâtre du Petit Monde, o pequeno arménio nascido em Paris em 1924, chamado Shahnour Vaghinak Aznavourian, veio a ter uma carreira longa, brilhante e única, sendo mundialmente conhecido como Charles Aznavour.
O pai cantor e a mãe atriz foram a base para a sua escolha pelo mundo da canção onde é ainda hoje considerado um dos maiores compositores da história da música.
Com um repertório imenso, Aznavour escreveu ou co-escreveu cerca de mil canções, gravou 1200, cantou em seis línguas, lançou 91 álbuns de estúdio e vendeu mais de 180 milhões de discos.
No cinema, Aznavour participou em mais de 80 filmes e telefilmes.
Sempre próximo da Arménia, quando milhares de pessoas perderam a vida no terramoto de 1988, criou a fundação Aznavour Pela Arménia e gravou, com a colaboração de mais de 80 artistas, a sua canção "Pour toi Arménie", um registo filmado pelo cineasta também de origem arménia Henri Verneuil. Uma canção que vendeu mais de um milhão de discos.
Aznavour faleceu no dia 1 de Outubro de 2018, aos 94 anos, deixando um legado valiosíssimo na música e na cultura popular.
Ficou conhecida a sua frase “Nada na minha vida aconteceu por acaso... exceto eu talvez”.
O ciclo de cinema sobre o mundo do espetáculo continua na terça-feira dia 8 com o filme “LULU”, que contará com a presença do protagonista Kinjolas, e no dia 15 com “Diamante Bruto”.
“LULU”, é um filme escrito e protagonizado por Pedro Anjos, numa comédia onde ele tenta a sorte em Hollywood. O filme foi rodado em Águeda. “Diamante Bruto” é protagonizado por Liane, uma jovem de 19 anos, atrevida e arrebatada que vê nos reality shows a possibilidade de ser amada.
Com produção e curadoria da Plano Obrigatório – associação de produtores cinematográficos e audiovisuais, de Aveiro, os “Filmes das Nossas Terças” são acompanhados pela exibição de curtas metragens produzidas na região.
Como habitualmente, o preço do bilhete é de 4€, permitindo um desconto de 50% com o Pack de abril. A sessão de cinema conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e do Município de Aveiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário