domingo, 20 de setembro de 2026

DO PÃO FESTIVAL DE CINEMA PROMOVE DUAS MASTERCLASSES COM JOAQUIM PAVÃO E RUI NUNES

Música, cinema e televisão em destaque nos últimos dias da 8.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Albergaria-a-Velha



A decorrer em Albergaria-a-Velha, a 8.ª edição do Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental aproxima-se do seu encerramento com dois momentos especiais dedicados à reflexão sobre o cinema, a televisão e os processos de criação audiovisual. Na terça e na quarta-feira, o Cine-Teatro Alba recebe duas masterclasses com duas personalidades com percursos marcantes no cinema e na televisão portuguesa: o cineasta e guitarrista Joaquim Pavão e o realizador de televisão e cinema Rui Nunes.


Na terça-feira, às 9h30, Joaquim Pavão apresenta a masterclass “Música e Cinema: Som, Imagem e Narrativa”, partindo da sua experiência como guitarrista, compositor e realizador para analisar as múltiplas formas de encontro entre a música e o cinema.

Ao longo da sessão, Joaquim Pavão abordará diferentes formas de pensar a relação entre som e imagem, desde a composição musical e a criação de atmosferas à realização cinematográfica. Como pode a música alterar o sentido de uma imagem? De que modo o ritmo, o silêncio e a matéria sonora participam na narrativa? A partir do seu percurso e de exemplos do seu próprio trabalho, serão apresentados processos, escolhas e questões que atravessam a criação de uma obra audiovisual.

Será uma sessão sobre música, cinema e as possibilidades narrativas que surgem quando se escuta uma imagem e se vê um som.



Na quarta-feira, às 15h30, também no Cine-Teatro Alba, será a vez de Rui Nunes, realizador com uma trajetória de várias décadas ligada à televisão e ao cinema, apresentar a masterclass “Televisão e Cinema: Olhares sobre o Nosso Tempo”.

Rui Nunes percorrerá o seu percurso profissional, partilhando experiências, desafios e aprendizagens construídas ao longo do trabalho desenvolvido na RTP e na TDM de Macau. Uma carreira marcada pelo contacto próximo com acontecimentos, personalidades e temas da contemporaneidade que permitirá abordar as diferentes linguagens e possibilidades da televisão e do cinema enquanto formas de observar, interpretar e registar o mundo.

O seu mais recente filme, “A Herança do Duque”, servirá também como ponto de partida para uma reflexão sobre o processo de criação documental, a relação com as personagens e a construção de um olhar cinematográfico sobre a memória, a história e o presente.

As duas masterclasses integram a programação do 8.º Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental de Albergaria-a-Velha, que termina na quarta-feira, às 21h00, com a divulgação dos filmes premiados nesta edição e a exibição das obras vencedoras.

Depois de uma edição marcada pela participação internacional e por uma seleção realizada entre milhares de filmes provenientes de todo o mundo, o Do Pão encerra assim com dois momentos de partilha de conhecimento e experiência, aproximando profissionais, estudantes e público dos processos criativos de quem tem dedicado o seu percurso ao cinema, à música e à televisão.

O Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental é uma organização conjunta do Município de Albergaria-a-Velha e do Cine-Clube de Avanca, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.

Sem comentários: