sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“BRINCAROLAS” FINALISTA DOS PRÉMIOS STOKE YOUR FIRES 2012


“Brincarolas”, série de animação realizado por Graça Gomes e produzido pela Filmógrafo / Cine-Clube de Avanca, acaba de ser nomeada um dos 3 finalistas do Prémio para a Melhor Animação “Stoke Your Fires Awards 2012”.

Em cerimónia que irá decorrer na noite da próxima terça-feira dia 14 no “Michell Arts Centre” de Stoke-on-Trent no Reino Unido, “Brincarolas” compete com os filmes ingleses “Dead Bird” de Trevor Hardy e “Sweets” de Anita Shukla.

“Brincarolas” é uma série de animação destinada à exibição televisiva, constituída por 13 episódios de 3 minutos cada, produzida no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca.

Em cada um dos filmes da série, uma nova história desenvolve-se à volta da descoberta de um brinquedo. De forma simples, cada brinquedo implica a descoberta de regras de jogo, da forma de estar com o outro, formar uma equipa e sobretudo procurar superar as muitas limitações que vão surgindo. Continuar um jogo e uma brincadeira é uma descoberta de cada um dos episódios desta série destinada ao público mais jovem.

Escrita e realizada por Graça Gomes, esta série tem música de Fernando Augusto Rocha, supervisão pedagógica de Rui Coimbra, animação de António Osório, António Fonseca, Sérgio Reis, Cláudio Sá, Carlos Silva e André Cunha.
As personagens, desenvolvidas pela autora e por António Osório, que é também assistente de realização, são um desenvolvimento do grafismo de Graça Gomes e Yann Thual, tendo sido modeladas por Graça Gomes, António Osório e António Fonseca. Lígia Parodi, Ana Barbeiro e Isabel Sousa, participaram ainda no desenvolvimento do projecto.

Graça Gomes, que tem desenvolvido uma profícua actividade pedagógica no cinema de animação nas escolas, realizou anteriormente vários episódios de animação para as séries televisivas “Rua Sésamo” e “Jardim da Celeste”, sempre voltada para o público infantil da animação.

“Brincarolas” teve a sua estreia no festival de cinema “AVANCA 2011 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, tendo sido exibido no festival “Cine de Providencia” em Santiago do Chile e foi distinguido com uma Menção Honrosa no festival VideoViseu 2011, organizado pelo Cine-Clube de Viseu.

“Brincarolas” teve o apoio do ICA do Ministério da Cultura e foi co-financiado pela RTP.

Sem comentários: