segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CINE-CLUBE DE AVANCA COM SESSÃO ESPECIAL NO FANTASPORTO 2012


8 filmes produzidos recentemente pelo Cine-Clube de Avanca vão estar em exibição, integrando uma sessão especial, no FANTASPORTO 2012.

Neste ano, em que o Festival Internacional de Cinema do Porto comemora a sua 32ª edição, os filmes de Avanca serão exibidos amanhã terça-feira dia 28 pelas 17.15h no Rivoli Teatro Municipal do Porto.

Do realizador Luís Diogo serão exibidas as curtas-metragens de ficção "Noite Gélida em Castelo Branco" e "Noite Fria em Castelo Branco", ambos protagonizados pelos actores Margarida Carvalho e Rui Oliveira. O primeiro destes filmes foi recentemente nomeado para a competição oficial do "ÉCU - European Independent Film Festival" que irá acontecer em Paris durante o início do próximo mês de Abril.

"Mulher Sombra" de Joana Imaginário, que foi distinguido com o Prémio Animação dos Caminhos do Cinema Português, é um dos filmes de animação de curta-metragem que serão exibidos. "Bruxas" de Francisco Lança e "Shlager" de Xavier Almeida, animações que se estrearam no Festival AVANCA 2011, fazem parte igualmente da sessão.

Também a série de animação "Brincarolas" de Graça Gomes integra esta sessão. Recentemente nomeada como um dos 3 finalistas do Prémio para a Melhor Animação “Stoke Your Fires Awards 2012” no Reino Unido, aguarda programação na televisão portuguesa.

Entre os filmes em exibição, estão duas obras que integraram um projecto de aprendizagem da arte cinematográfica envolvendo estabelecimentos escolares da região, nomeadamente a Escola Egas Moniz de Avanca. Os filmes são o filme experimental "Estátua" e a curta-metragem de animação "O Circo" que tem sido seleccionado em variadíssimos festivais de cinema para a infância.

Para além desta sessão especial organizada a convite da organização do Fantasporto, um outro filme co-produzido pela Filmógrafo / Cine-Clube de Avanca integra a programação deste festival.
Trata-se da curta-metragem de ficção "Falha do Sistema" do realizador José Miguel Moreira. Este filme concorre para o Prémio Melhor Filme Português e tem no FANTASPORTO a sua estreia mundial.

1 comentário:

jorgecamelo disse...

Saludos los felicito por sus trabajos.
Jorge Camelo