quarta-feira, 10 de outubro de 2012

JOVENS CINEASTAS DE AVANCA PREMIADOS NA GEÓRGIA


O filme de animação “O Circo”, realizado por jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Avanca e co-produzido pelo Cine-Clube de Avanca, acaba de receber uma Menção Especial do Júri do “The 4th International Festival of Animated Film TOFUZI 2012” que terminou recentemente na cidade georgiana de Batumi, na República Autónoma de Ajara.
Depois da República Checa e da Argentina, esta é a terceira distinção internacional que este filme recebe.

O filme, acaba igualmente de ser seleccionado para a competição oficial do “10th International Animated Film Festival TINDIRINDIS” que se realiza no final deste mês em Vilnius, capital da Lituânia.

Também outro filme realizado por jovens cineastas de Avanca, “Terram - terra e mar” acaba de ser igualmente seleccionado para o “IV Festival Internacional Video Poesia 2012” que se realiza no início de Dezembro em Buenos Aires, capital da Argentina. Esta obra, realizada à volta de uma escultura de Helena Homem de Melo, é uma abordagem experimental ao espaço e paisagens de Avanca.

Numa acção conjunta do Agrupamento de Escolas e do Cine-Clube de Avanca, com apoio do programa VER - MC/ICA, os filmes “O Circo” e “Terram – Terra e Mar”, integram a formação em cinema que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a realizar em diversos estabelecimentos de ensino, com natural preponderância para o Agrupamento de Escolas de Avanca.

Os alunos Orlando Sá Silva, Filipe Matos, Ricardo Matos, Maria Manuel Sousa, Victoria Alici, Yuliana Alici, André Rodrigues e João Pedro Silva foram os responsáveis pela realização deste filme, todo ele feito em recortes de papel desenhado e pintado.
O realizador Vitor Lopes coordenou e supervisionou todos os trabalhos, com o apoio de Carlos Silva, J. Paulo e sobretudo Rui Teixeira.

O Circo” é um filme sem palavras que faz descobrir ao espectador um especial e fantástico dia no circo, onde a música tem um papel fundamental. A obra musical “L`Apprenti Sorcier” de Paul Dukas foi inspiradora do trabalho de animação desenvolvido pelos alunos da Escola de Avanca. Este é mesmo um projecto que se iniciou com o apoio da Casa da Música, por sugestão do Prof. Paulo Rodrigues, tendo Nuno Peixoto ajudado a descobrir esta peça musical.

Estreado no AVANCA 2011, este filme foi já exibido na selecção oficial de festivais internacionais de cinema no Brasil, Canadá, Chile, Reino Unido, Eslovénia, Hungria e, por diversas ocasiões, em Portugal.

Sem comentários: