O Festival de Cinema RIO 2013, um dos mais maiores e conceituados da América Latina, exibe esta semana um filme de animação produzido por um colectivo de crianças com idades entre os 12 e 14 anos, estudantes de 7º e 8º anos da Escola E. B. 2,3 Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis.
Este filme é o resultado de um workshop de animação realizado pela escola com o Cine-Clube de Avanca.
Ao longo do ano letivo, na disciplina de Educação Visual dos professores António José Silva e Cláudia Boucinha, 45 alunos realizaram o filme “Os guardiões das florestas” que procura sensibilizar e indica comportamentos a seguir para a salvaguarda e proteção das florestas.
A escolha do tema do filme foi em grande parte ditada pela importância e a dimensão da crescente destruição florestal. Os fogos do verão passado obrigaram a recolocar este problema na ordem do dia.
O argumento do filme é baseado no livro de mesmo nome dos escritores Márcia Morgado e Evandro Morgado.
O Festival do Rio, que está a decorrer até ao próximo dia 10 de outubro, marcado pelos protestos que ocupam a cidade do Rio de Janeiro e boa parte do Brasil, exibe a Mostra Geração que é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio. Neste segmento, o filme “Os guardiões das florestas” integra o Programa Vídeo Fórum 2013.
“Os guardiões das florestas” foi desenvolvido sob a orientação dos cineastas António Osório, Carlos Silva e Zaira Barcia do Cine-Clube de Avanca com a participação do programa VER do ICA/SEC em conjunto com a Associação de Pais e Direcção da Escola E. B. 2,3 Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis.
Sem comentários:
Enviar um comentário