sexta-feira, 24 de junho de 2016

TEATRO AVEIRENSE E A FESTA DO DOCUMENTÁRIO “PLAYDOC”

Três dias de documentários no Teatro Aveirense marcam o PLAYDOC com que a Plano Obrigatório pretende olhar este género cinematográfico.

Terça-feira dia 28 de junho pelas 21.30h, o ciclo abre com o filme de Miguel Marques “Grandes Esperanças”, que acaba de ter a sua estreia nos cinemas.
Este documentário, rodado na Loja do Cidadão do Porto, entra nos meandros da burocracia e dá-nos uma visão de conjunto e quase trágica dos processos de legitimação do indivíduo perante o Estado.
Sendo uma inesperada aventura tragicómica, produzida pelo Cine-Clube de Avanca, é surpreendentemente protagonizada pelos cidadãos que neste espaço procuram soluções.
Este documentário será antecedido da exibição da curta-metragem “Vai ao céu e torna a vir” de Ana Filipa Flores. Este filme foi rodado na aldeia da Urgueira que é o lugar mais alto e longínquo do Concelho de Águeda. Este cantinho, com pouco mais de 10 habitantes, é conhecido pela lenda do Milagre d’Urgueira, associada ao seu forno comunitário. Todos os anos, no terceiro domingo do mês de Agosto, milhares de pessoas rumam à aldeia para assistirem à recriação deste milagre em redor do forno, onde é cozida uma broa em honra da Senhora da Guia. Estre documentário, produzido pela d'Orfeu, integrou a competição do Festival de Cinema AVANCA em 2015.

O PLAYDOC terá nova sessão na terça-feira dia 5 de julho, sempre às 21.30h.
Neste dia será exibido o documentário de Joaquim Haickel e Coi Belluzzo “A Pedra e a Palavra ”,um filme com uma abordagem nova e esclarecedora do pensamento de um dos maiores génios da história luso-brasileira, o Padre António Vieira. Um filme com a participação de especialistas dos diversos países onde o jesuíta atuou no decorrer da sua longa vida de missionário, político, bandeirante e profeta do Vº Império.
Como complemente será exibida a curta-metragem de animação documental “A ria, a água e o homem” de Manuel Matos Barbosa. Obra premiada que pelo desenho nos transporta para o espaço da Ria de Aveiro. A preto e branco desenham-se os três elementos, animando coisas comuns num sentido poético da imagem.

A última sessão do PLAYDOC irá acontecer na terça-feira dia 12 de julho com a exibição de “Povo Inventado - Ecos de Cabo Verde” de Juan Meseguer Navarro.
Em 1984, um grupo de jovens cabo-verdianos influenciado pelo espírito do festival Woodstock decidiu criar o festival "Baia das Gatas" na ilha de São Vicente, Cabo Verde. O que eles não podiam imaginar era que 30 anos mais tarde este festival seria uma referência para a ilha e um dos eventos anuais mais importantes do país. Sua música traz ecos de um povo inventado.
Uma co-produção entre Espanha, Cabo Verde e Portugal.

O PLAYDOC conta com a colaboração do Festival de Cinema AVANCA 2016, para além de ser um evento da Plano Obrigatório, Teatro Aveirense e Município de Aveiro, com o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura.

Sem comentários: