sexta-feira, 1 de julho de 2016

UM CINEMA NO COMBOIO

Inesperadamente a CP e o AVANCA 2016 colocam um cinema a circular entre o PORTO e AVEIRO
Sexta-feira dia 8 de julho, um comboio urbano entre o Porto e Aveiro vai ser uma sala de cinema. Celebrando a 20ª do Festival de Cinema AVANCA 2016, dois comboios da noite vão-se transformar em cinema no seu percurso.
O comboio que partirá da estação de Aveiro pelas 21h23, com direção a Porto São Bento e que passará por Avanca às 21h40 será o primeiro cinema-comboio. Por sua vez às 22h55 teremos nova viagem que partirá de Porto S. Bento, passará por Avanca às 23h55 e chegará a Aveiro à 00h13.
O AVANCA EM MOVIMENTO vai estar literalmente em “movimento”. Cinema no comboio é mais uma atividade do programa celebrativo da 20ª edição do Festival de AVANCA. Este programa levou recentemente o cinema a casa das pessoas da região, transformando as suas salas e pátios em micro cinemas. Foram 5 sessões especiais e intimistas, a que se juntaram outras realizadas no Hospital de Cuidados Continuados e no Lar de Terceira Idade de Avanca. O balanço destas sessões foi muito positivo, onde cerca de 180 pessoas participaram neste projeto que pretendeu criar momentos de partilha onde o cinema foi o aglutinador.
No dia 8 será a vez de o AVANCA EM MOVIMENTO chegar às linhas ferroviárias do País, presenteando os utentes do suburbano da CP com uma seleção de alguns dos melhores filmes do festival de AVANCA.
Entre eles, serão exibidos a animação “A Ria, a água e o homem” que teve a sua estreia no AVANCA 2010 e realização de Manuel Matos Barbosa, “Luz Clara” de Miguel Lima e Vasco Vieira que integrou a programação de 2014, assim como o filme “Bebé” de Mohammadreza Hajipour que foi exibido em 2011. O filme italiano “Nós amamos os nossos clientes” que esteve em competição no AVANCA 2011 realizado por Beppe Tufarulo. Do AVANCA 2007 foi selecionada a animação do Reino Unido, “Buzina ok por favor” de Joel Simon. De 2015 o filme espanhol “Acabo de ter um sonho” realizado por Javi Navarro que recebeu no ano passado o Prémio Melhor Curta-Metragem. O filme brasileiro que ganhou o prémio para melhor atriz em 2013 “Feijoada Completa” de Angelo Defanti é outro dos filmes a exibir, assim como o prémio de melhor curta-metragem de 2013 do alemão David M. Lorenz intitulado “Em cima da hora”.
A melhor curta de Ficção de 2012, “Kerozene” um filme belga de Joachim Weissmann e o “O Acidente” realizado por André Marques e Carlos Silva que recebeu o Prémio Competição Avanca 2008 também serão exibidos.
Entretanto, tudo se prepara para o AVANCA 2016. Decorrendo na última semana de julho, todas as competições iniciam-se na quarta-feira dia 27.
Sendo uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, tem tido o apoio do ICA/Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo do Centro, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além da CP.

Sem comentários: