sexta-feira, 8 de novembro de 2019

CURIA RECEBE ENCONTRO DE CINECLUBES E EXIBE FILMES PRODUZIDOS EM AVANCA

Entre 8 e 10 de novembro, no espaço das Termas da Curia os cineclubes portugueses reúnem-se no seu 24º Encontro Nacional, num evento marcado pela realização da Assembleia Geral da FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
Reunindo cineclubistas de todo o continente e ilhas, mas também dirigentes de federações de cineclubes dos 5 continentes, este evento vai debater questões significativas para os próximos tempos do desenvolvimento do cinema português e mundial numa clara perspetiva cultural, de criação artística, de independência de produção e de abrangência e singularidade de exibição.
Contando com a presença de diversas personalidades do cinema contemporâneo, integrando painéis de debate como “O Centro no Cinema”, “Cinema na Bairrada - Experiências e Produções”, “Desafios da Exibição Sem Fins Comerciais”, “Ouvir Cinema” e “Cineclubes e Crítica de Filmes”.
Este encontro servirá para também dar a conhecer o cinema produzido na região centro do país.
Assim, na noite de sexta feira, serão exibidos no Cinema do Parque os filmes produzidos pelo Cine Clube de Avanca “Foi o fio” e “Antes que a Noite Venha - Falas de Antígona”.
“Foi o fio” é o filme de animação que Patrícia Figueiredo realizou em 2014 e que foi distinguido com 11 prémios na Alemanha, Lituânia, Peru, Uruguai e Portugal.
“Antes que a Noite Venha - Falas de Antígona” é uma ficção rodada durante um festival de cinema Avanca por Joaquim Pavão e com base num texto da escritora Eduarda Dionísio. Este filme foi entretanto distinguido com 20 prémios e várias nomeações.
No domingo de manhã, em Anadia e Cantanhede serão igualmente exibidas obras de animação produzidas em contexto de workshops com os jovens em idade escolar, pelos cineclubes a região centro. Do Cine Clube de Avanca serão exibidos os filmes “O Mistério do Quarto Escuro” e “O Circo”.
O “O Mistério do Quarto Escuro” foi um projeto educativo desenvolvido sob a orientação do Professor João Católico, com alunos do agrupamento Escolar Ovar Sul em Válega. Este filme tem por base o livro editado pelo Cine Clube de Avanca de igual nome, de Mariana Bento Lopes e Cibele Saque.
“O Circo”. Foi realizado por alunos da Escola EB2,3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca, sob orientação de Vitor Lopes e com o apoio da Casa da Música. Este filme foi premiado na Argentina, Georgia, República Checa e Portugal.
Para estes Encontros, Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, escreveu: “Através da sua vasta implantação no território nacional os cineclubes têm um papel único no reforço da coesão territorial, enquanto lugares de encontro, de partilha de ideias e de projeção do futuro. Pela sua presença de Norte a Sul de Portugal os cineclubes são por essência espaços de descentralização cultural.”.
António Costa, Primeiro Ministro escreveu também “A legitimação e divulgação da cultura cinematográfica no nosso pais e indissociável do movimento cineclubista, quer pela sua já considerável história, que remonta aos anos 1940, quer pelo seu contributo continuo para a formação de novos públicos".

Sem comentários: