quinta-feira, 3 de março de 2022

A GUERRA RÚSSIA UCRÂNIA CHEGA AOS CINEMAS JÁ ESTE MÊS


“ESQUECIDO” foi premiado no Festival AVANCA

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou e  ESQUECIDO é o primeiro filme a chegar aos cinemas portugueses sobre este confronto que tem já um histórico dramático.

Realizado por Daria Onyschenko, uma jovem e premiada realizadora da nova geração de cineastas ucranianas, este é um filme centrado na cidade de Luhansk, na época da sua ocupação por separatistas pró-russos.

No filme, a atriz Maryna Koshkina é uma professora de língua ucraniana, repentinamente obrigada a ensinar russo.

Daniil Kamenskyi, premiado como melhor ator no Festival Avanca, é um estudante adolescente de 17 anos, que ficou órfão entre a guerra, e é agora obviamente um rebelde.

Entre ambos, cresce uma tumultuosa paixão, pelo meio do avançar da ocupação.

No leste da Ucrânia, os confrontos faziam adivinhar a guerra que agora se vive.

Produzido pela Ucrânia e a Suíça, ESQUECIDO, ainda em Work in Progress, foi premiado como “Projeto de Maior Potencial Internacional” no Festival de Odessa.

Entretanto teve a sua estreia mundial na competição oficial do 35º Festival de Varsóvia, tendo sido distinguido com o Prémio Especial.

Em Portugal, estreou no festival AVANCA, onde o filme recebeu uma menção especial e o prémio para o melhor ator.

Na Ucrânia, ESQUECIDO foi o filme de abertura do histórico festival de cinema “Molodist”, tendo a Academia Ucraniana de Cinema distinguiu ESQUECIDO com o Prémio “Fight for Right” e Maryna Koshkina com o Prémio para Melhor Atriz.


Apropriadamente intitulado ESQUECIDO, lida com as muitas vítimas do já longo conflito russo-ucraniano, que acaba de ganhar uma aterradora dimensão. Um filme que penetra nas cidades do leste da Ucrânia, ocupadas por separatistas nas chamadas repúblicas de Oblast, de Donetsk e Luhansk.

A realizadora Daria Onyshchenko, natural de Kiev e formada na escola de cinema HFF de Munique na Alemanha, é já conhecida dos espetadores portugueses.

A sua primeira longa-metragem, EASTALGIA, foi exibida na competição do AVANCA 2013 onde ganhou o Grande Prémio e também o prémio para o melhor ator, o austríaco Karl Markovics, no papel de um velho pugilista. Com produção da Ucrânia, Alemanha e Sérvia, este filme foi uma revelação.

ESQUECIDO é a sua segunda longa-metragem. Em toda a sua filmografia, a Ucrânia e os caminhos de construção da Europa, estão sempre muito presentes.

A estreia do filme deverá decorrer no final do mês de março nos cinemas d todo o país, sendo distribuído pela Filmógrafo.

1 comentário:

mensagensnanett disse...

Dizem que se interessam por paz; pois... então... que comecem por combater o mais velho discurso de ódio da História!...
.
.
O HIPÓCRITA OCIDENTAL CONTINUA IGUAL!!!
.
Os hipócritamente escandalizados com a guerra... não condenaram os 'gurus-das-ameaças':
-> secretário geral da NATO: «a Russia vai ter cada vez mais NATO nas suas fronteiras».
-> os mais variados 'gurus' Ocidentais proclamam: «a globalização vai entrar pela Russia a dentro» (multinacionais a adquirir as riquezas da Russia).
.
.
Ora, pois é:
--> o bando de hipócritas (vulgo europeus-do-sistema) não está interessado na segurança de ambas as partes... o seu 'business' é fazer ameaças...
.
[falar em Putin é desviar as atenções]
.
.
Pois é:
- a NATO, ao serviço do seu cidadão de Roma, pretende cercar a Russia (um território imenso no planeta, com apenas 140 milhões de habitantes) com países da NATO.
[o Ocidente anda a aguçar o dente às riquezas da Russia]
.
.
.
.
.
Europeus-do-sistema:
- "DEVEM DUAS MENSAGENS DE PAZ:
---> NÃO SÓ AO POVO RUSSO,
...MAS TAMBÉM....
---> A TODOS OS POVOS QUE NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM VENDER AS SUAS RIQUEZAS A MULTINACIONAIS".
.
.
Mensagem de paz 1:
-> O MAIS ELEMENTAR DOS TRATADOS DE PAZ
.
Isto é:
---> um tratado de paz que recuse o MAIS VELHO DISCURSO DE ÓDIO DA HISTÓRIA -> o ódio tiques-dos-impérios: o ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
.
.
.Mensagem de paz 2:
-> A TAXA TOBIN
.
Uma outra mensagem (para o povo da Russia, e não só):
- "URGE A IMPLEMENTAÇÃO DA TAXA TOBIN!"
.
A implementação da Taxa Tobin vai permitir o desenvolvimento dos mais variados povos
... nomeadamente...
vai permitir que os mais variados povos possam desenvolver as suas mais variadas empresas, consequência:
- vão ser empresas autóctones a explorar as suas riquezas naturais... e não... multinacionais Ocidentais.
[[[uma mudança de paradigma civilizacional na qual o hipócrita Ocidental não está interessado]]]
.
.
.
.
.
O bando de hipócritas (vulgo europeus-do-sistema) não dizem:
- «nós não estamos interessados em roubar/saquear as vossas riquezas: tal como temos feito a povos autóctones da América do Norte, Sul, etc».
.
Sim:
--> é a filosofia dos europeus-do-sistema;
- «OU VENDEM AS VOSSAS RIQUEZAS ÀS NOSSAS MULTINACIONAIS, OU A GENTE PARTE ISSO TUDO»
.
.
Mais:
- Nas mais variadas regiões do planeta, sempre que não está instalado um «governo amigo»... o hipócrita Ocidental fomenta guerras/revoluções para que... a exploração de riquezas caia nas mãos de multinacionais Ocidentais.
.
Mais:
- o hipócrita Ocidental bloqueia a investigação à forma como chegam armas a 'grupos rebeldes', que não possuem fábricas de armamento... e cujas guerras/revoluções são usadas para destituir «governos não-amigos»: isto é, não interessados em vender as suas riquezas a multinacionais.
Mais:
-> O hipócrita Ocidental está preocupado é em acusar/ silenciar (com a acusação de serem racistas/xenófobos) os Identitários que dizem o óbvio:
- «os países que fazem chegar armas a 'grupos rebeldes' é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
.
[em conluio com as negociatas da máfia do armamento, o hipócrita Ocidental tem provocado milhares/milhões de vítimas mortais]
.
.
.
.
.
RUSSIA LÍDER DO MUNDO LIVRE.
A Russia pode vir a ser a líder do MUNDO LIVRE:
- povos que não estão interessados em vender as suas riquezas a multinacionais!
.
.
.
.
.
P.S.
SEPARATISMO IDENTITÁRIO; sim, óbvio!!!
.
A Europa dos vendidos a interesses económicos de índole esclavagista/colonialista...
versus...
a Europa do Ideal de Liberdade que esteve na origem da nacionalidade.
.
-->> NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO ("ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo"), não foi, o ódio tiques-dos-impérios dos europeus-do-sistema.
.
.
SEPARATISMO 50-50:
-> os globalization-lovers, UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com