terça-feira, 14 de junho de 2022

“AvancaGIGANTES” - UMA MARÉ DE CINEMA DE ANIMAÇÃO EM JUNHO NO ALGARVE


No final do ano escolar, cerca de 1500 alunos do Algarve participam, com os seus professores, num projeto de dinamização educativa e cultural através do cinema de animação.

São exibidos filmes para todas as idades, selecionados por nível de ensino que envolvem os Agrupamentos de Escolas de: Albufeira, João da Rosa - Escola E.B.1 da Cavalinha (Olhão), António Aleixo - Escola do Pontal (Portimão), Vila do Bispo e a Escola Secundária de Loulé.

Há ainda a colaboração dos Municípios de Albufeira e Vila do Bispo.

Este evento no Algarve tem coordenação de Isa Catarina Mateus, com a participação das professoras responsáveis nas escolas: Manuela Jorge, Isadora Mateus, Anabela Gaspar, e Maria do Carmo Chaves.

O “AvancaGIGANTES – Algarve 2022” é um projeto de “cinema para os que estão sempre a crescer”, envolvendo em visionamentos comentados, crianças desde o pré-escolar aos jovens do ensino secundário.

A seleção de filmes reúne curtas de animação oriundas maioritariamente da Europa (Bélgica, Eslovénia, França, Itália, Macedónia, Rep. Checa e Turquia), mas também do resto do mundo (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, Japão e Singapura).

Vários filmes portugueses integram esta seleção, como “Amo-te Cigarra” de Francisco Lança, a curtíssima “Galope” de Raquel Felgueiras ou o surpreendente filme “A Tua Vez”, que tendo nascido da autoria do cineasta multi-premiado Olhanense Cláudio Jordão, contou ainda com a co-realização de David Rebordão.

Os filmes abordam temáticas que se preocupam com o meio ambiente, com o nosso mundo, mas também com as difíceis e sempre complexas relações humanas e interculturais, bem como com a nossa relação com a arte e o próprio cinema.

O “AvancaGIGANTES”, tendo nascido como um projeto de dinamização educativa e cultural, marca os 25 anos de realização ininterrupta do Festival Internacional de Cinema AVANCA. Curiosamente, neste evento e ao longo dos anos, foram exibidos e premiados alguns dos melhores filmes produzidos por cineastas do Algarve como Bruno Mendes da Silva, Vera Casaca, Hernâni Cabral, Cláudio Jordão e Nelson Martins, entre outros.

250Com o apoio das Federações Portuguesa e Internacional de Cineclubes (FPCC e FICC), da Direção+ Regional de Cultura do Algarve (através do Programa “JCE – Juventude, Cinema, Escola” e do Programa HARPA – História, Artes e Património do Algarve) , da “RBE - Rede de Bibliotecas Escolares”, do Programa PEEA - Educação Estética e Artística, o “AvancaGIGANTES” tem curadoria de António Costa Valente, investigador do CIAC e docente da Universidade do Algarve.

Sem comentários: