terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O FILME “A ESPUMA E O LEÃO” ULTRAPASSA OS 70 PRÉMIOS INTERNACIONAIS


O Filme de  animação “A Espuma e o leão” de Cláudio Jordão, produzido pelo Cine Clube de Avanca, Filmógrafo e Kotostudios, acaba de ultrapassar, na Suécia, os 70 prémios.

Estreado no 26º AVANCA Festival de Cinema, o filme tem percorrido festivais de todo o mundo e foi sendo premiado em países de vários continentes.

Na Suécia “A Espuma e o Leão” acaba de ganhar o Prémio para o Melhor Filme de Animação atribuído pela Swedish Academy of Motion Picture Awards.

Anteriormente, “A Espuma e o Leão” foi distinguido em diversos outros festivais europeus, nomeadamente na Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália, Macedónia do Norte, Malta, Reino Unido, para além de Portugal.

Na Ásia o filme foi premiado na China, Índia, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan.

Na África foi distinguido na Tanzânia e na América foi premiado na Bolívia, Cuba, EUA e México.

Dos 71 prémios que o filme recolheu até ao final do ano, 24 prémios foram atribuídos como Melhor Filme de Animação, tendo sido recebidos igualmente distinções para melhor argumento, ideia original, realização e efeitos especiais (atribuídos a Cláudio Jordão), melhor produtor (António Costa Valente), melhor música (João Paulo Nunes), melhor voz do filme para a atriz Dalila Carmo, para além de ter sido igualmente premiado como melhor filme português, melhor filme poético, melhor filme de fantasia, entre diversas menções honrosas.

O filme transporta-nos até ao dia 6 de julho de 1808, quando um pequeno barco, um caíque de nome "Bom Sucesso", partiu de Olhão com 18 bravos pescadores da cidade.

Destemidos, rumaram ao Rio de Janeiro no Brasil, levando consigo a boa notícia à Corte Portuguesa, aí radicada, de que o nosso país estava finalmente livre das tropas inimigas de Napoleão.

Mas no meio de uma grande tempestade, os homens perdem o rumo e a fé. O caíque “Bom Sucesso” entra num reino encantado, onde uma fantástica Criatura Marinha se apaixona por ele e tenta salvá-lo de um tenebroso Monstro ao serviço do inimigo.

“A Espuma e o Leão” é um filme que Cláudio Jordão procurava realizar à vários anos, a partir da coleção de azulejos que, na sua cidade de Olhão, contam a história desta viagem.

O filme realizado com tecnologia de animação 3D e 2D, homenageiam igualmente os azulejos, animando a sua quadricula e incorporando-os no filme.

O filme continua em exibição por outros festivais internacionais e prepara-se para chegar brevemente aos cinemas de todo o país, acompanhando a longa-metragem “Sonhos” do realizador Joaquim Pavão.

O filme não foi ainda exibido no Brasil.

O filme teve apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Município de Olhão.



Sem comentários: