quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

OS PRIMEIROS FILMES DE “AVEIRO 2024 – CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA” SÃO DE JOAQUIM PAVÃO

Os primeiros filmes a serem exibidos no âmbito de “AVEIRO 2024 – Capital Portuguesa da Cultura” são do realizador Joaquim Pavão e serão projetados no Teatro Aveirense.  

Será na próxima terça-feira dia 9 de janeiro, pelas 18:30 e 21:30 que 2 longas metragens marcarão o ecrã deste evento, numa aposta no cinema nacional e nos seus novos autores.

O filme SONHOS terá a sua antestreia ao fim da tarde e o filme concerto DENTRE 3.28 será exibido à noite, em concerto.

O cineasta Joaquim Pavão, sendo compositor de um assinalável número de filmes, quase todos produzidos pelo Cine Clube de Avanca, é igualmente um exímio guitarrista. Estará no palco do Teatro Aveirense, acompanhado por Xavier Marques e pela atriz Isabel Fernandes Pinto, numa nova performance e versão do projeto DENTRE 3.28.

Com uma primeira exibição no festival de cinema AVANCA, onde ganhou o Prémio Competição Avanca Longa-metragem, SONHOS têm estado em exibição por festivais dos cinco continentes, tendo sido distinguido no Brasil, Bulgária, Índia, Itália, Macedónia do Norte, México, São Tomé e Príncipe, Singapura, Tailândia e Ucrânia.

No início do ano, o filme SONHOS, teve estreia comercial na Austrália, nomeadamente num dos mais modernos complexos cinematográficos no centro de Sydney.

O filme junta 50 atores numa quase permanente noite, onde os esplendorosos figurinos da malograda Tuxa Martins, acompanham a fotografia de José Oliveira, o som de Xavier Marques e a música de Óscar Flecha.

Com argumento de Isabel Fernandes Pinto, SONHOS é uma narrativa distópica num contexto de luta pela sobrevivência humana no planeta Terra, onde o livre arbítrio da maioria dos seres humanos é substituído pela “vontade correta” instituída por um pequeno grupo e comunicada a cada indivíduo por uma voz gerada num sistema algorítmico.

O filme foi rodado em torno das esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea – MIEC de Santo Tirso, tendo igualmente sido filmado na Ria de Aveiro.

O filme SONHOS deverá estrear proximamente nas salas de cinema por todo o país.

O filme-concerto DENTRE 3.28, junta no palco o realizador, a assumir o papel de músico, conjuntamente com a atriz Isabel Fernandes Pinto e Xavier Marques.

O filme aborda a violência enquanto desconstrução ética da mentira, forçando as bases de um sistema opressor.

Diz a produção que DENTRE põe em confronto a banalização da violência com algumas feridas abertas e reais. Estar sem habitar. Como se pudéssemos atravessar a vida incólumes. Como normalizamos o sofrimento do outro?

Aparentemente, as personagens parecem sair de um quotidiano, vivendo lugares-comuns, mas onde a subversão parece resultar desta inesperada farsa. Um filme que é uma busca incessante por um olhar insólito, um olhar de cinema duro e fascinante. 

Ambos os filmes têm a marca da exploração estética que Joaquim Pavão tem vincado na sua obra fílmica, onde o som e a imagem têm uma notável presença e uma relevância rara. 

O filme concerto DENTRE e a antestreia SONHOS, estão ambos classificados como M/16, têm curadoria da Plano Obrigatório e os bilhetes podem já ser reservados na bilheteira do Teatro Aveirense.



Sem comentários: