sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

ANTESTREIA DO FILME “FAMILLE FC” NO AVEIRO 2024 CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA

No Teatro Aveirense, na próxima terça-feira dia 20 de fevereiro, o filme FAMILLE FC vai ter uma exibição especial pelas 21h30, com a presença do realizador.

Dirigido pelo cineasta André Valentim Almeida, natural de Aveiro e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, este seu filme é uma incrível viagem pelas equipas portuguesas de futebol implantadas à volta de Paris.

André fez esta viagem acompanhado pelo também cineasta José Vieira, que foi pioneiro no retrato da emigração portuguesa que fugiu "a salto" para França, nos anos 1960/70.

A França tem mais de 200 clubes de futebol de origem portuguesa nas suas ligas amadoras. FAMILLE FC é um Atlas feito a partir de vinhetas de alguns desses clubes que vai revelando gradativamente aspetos de suas origens; movimentos de subida e descida; a topografia onde se desenvolvem; alegrias e contratempos, amizades e rivalidades; a relação com o país que ficou para trás e com o país anfitrião; relações intergeracionais e o papel das mulheres; associações de trabalho e migrantes; e a inexplicável teimosia de ser português. Porque o futebol não é uma questão de vida ou morte: muito mais importante que isso.

Tendo estreado no DOCLISBOA e sido exibido no AVANCA, este documentário de 84 minutos revela personagens e situações, muitas vezes cómicas, onde o futebol é um fantástico ponto de encontro das comunidades portuguesas em França.

Premiado em Itália, Bulgária, Butão, Índia, Tailândia e Tanzânia, o documentário tem estado em exibição na seleção oficial de diversos festivais de cinema, especialmente em países da Europa e da Ásia. Entre as distinções recebidas, contam-se vários prémios para melhor documentário, mas também para melhor realizador e editor.

André Valentim Almeida estudou na Universidade de Aveiro onde também lecionou, assim como na Universidade do Porto.

André fez parte do primeiro programa de documentário colaborativo de um ano no UnionDocs (Brooklyn, EUA), onde se tornou Diretor do Estúdio Colaborativo por um ano. André tem dinamizado masterclasses e workshops de realização cinematográfica e documentário interativo, nomeadamente no Doclisboa, FIDBA e TEDx Aveiro. Foi membro da direção da APORDOC, Associação Portuguesa de Documentário.

O filme “A Campanha do Creoula” de 2013 foi distinguido com o Prémio do Doc Alliance que lhe foi entregue no decorrer do Festival de Cannes em 2014.

Os seus filmes têm sido sobretudo documentários de longa-metragem, como “Dia 32” (2017) e “De Nova York com Amor” (2012).

FAMILLE FC é uma produção da Filmógrafo e do Cine Clube de Avanca, com o apoio do ICA do Ministério da Cultura.

Sem comentários: