sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

JEANNE WALTZ NA ANTESTREIA DO FILME “O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS” NO AVEIRO 2024 CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA

No Teatro Aveirense, na próxima terça-feira dia 27 de fevereiro, o filme O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS vai ter uma exibição especial pelas 21h30, com a presença da realizadora Jeanne Waltz.

Antecedendo o momento do filme, a realizadora  Jeanne Waltz participará numa mesa redonda, também no Teatro Aveirense, pelas 18h15, moderada pela Profa. Doutora Eugénia Pereira, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

O filme é baseado no romance com que Lídia Jorge ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2003.

O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS é uma obra que acontece no Algarve, nos finais dos anos 90. Após a morte da avó, Milene – uma jovem forte e cheia de vida apesar de uma ligeira deficiência mental – divide a sua vida entre a sua família de notáveis e uma família cabo-verdiana, que vive numa antiga fábrica e que conheceu quando a sua avó morreu. O vento que assobia nos gruas mergulha-nos no mundo de duas famílias, tendo como pano de fundo o passado recente de Portugal. 

O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS é um filme e um livro ancorados sobre dois mundos - um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo instinto selvagem de futuro, e um outro mais antigo, onde a história de uma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África.

A atriz Rita Cabaço interpreta a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que, na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos.

No filme, participam igualmente os atores Milton Lopes, Maria Fortes, Beatriz Batarda, João Lagarto, Carla Maciel, Cucha Carvalheiro e Ana Zanatti, entre outros.

Jeanne Waltz  nasceu em 1962 em Basileia, Suíça. Entre 1981-88 estudou japonês e dirigiu um cinema em Berlim. Desde 1989 vive e trabalha em Portugal, tendo realizado anteriormente Daqui p'ra alegria (2004) e Nada Meiga (2007). Como argumentista, escreveu obras cinematográficas de José Álvaro Morais, Joaquim Pinto, Manuel Mozos, Paulo Rocha e Solveig Nordlund.

A exibição do filme será precedida da projeção da curta-metragem de animação O ANTIQUÁRIO do decano do cinema de animação português Manuel Matos Barbosa. Este filme teve a sua estreia no Festival de Cinema de AVANCA.

O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS é uma produção da CRIM com o apoio, entre outros, do ICA, Ministério da Cultura e Eurimages.

Sem comentários: