segunda-feira, 4 de agosto de 2008

JOAQUIM DE ALMEIDA E O FILME “OSCAR. UNA PASIÓN SURREALISTA” VENCEDORES DO AVANCA’08


FILMES DA ARGENTINA, ALEMANHA, BÉLGICA, ESPANHA, IRÃO, HOLANDA, POLÓNIA E PORTUGAL ENTRE OS PREMIADOS DO AVANCA’08


Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’08”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições e workshops internacionais.
Comemorando a décima segunda edição, no AVANCA’08 e em diferentes categorias, foram seleccionados e exibidos 96 filmes provenientes de 21 países, dos quais 83 em estreia nacional. Filmes da Argentina, Alemanha, Bélgica, Espanha, Irão, Holanda, Polónia e Portugal foram premiados no AVANCA’08.

“Óscar. Una pasión surrealista”, do realizador espanhol Lucas Fernández, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo o Prémio para o Melhor Actor sido atribuído a Joaquim de Almeida que protagoniza este filme.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Khadak” de Peter Brosens e Jessica Woodworth (Alemanha, Bélgica, Holanda) e “Les Anges de Satan” de Ahmed Boulane (Marrocos).

A actriz argentina Celina Fuks foi distinguida com o Prémio para a Melhor Actriz pela sua participação no filme “Un vaso de soda” de Adriana Yurcovich (Argentina).

A curta-metragem belga “Missing” de Matthieu Donck ganhou o Prémio Curta-Metragem e o Prémio Argumento.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário “La boite à tartines” da belga Floriane Devigne. Nesta categoria foram ainda atribuídas menções honrosas a “Yo Y Mi Terraza” de Ana Rodriguez Rosell (Espanha) e “Polowa Minie” da polaca Justyna Tafel.

O filme “Berni’s Doll” do realizador francês Yann Jouette venceu o Prémio Vídeo.

Na competição multimédia foi premiado “Webanimation” do alemão Timm Osterhold.

O Prémio Animação distinguiu o filme Alemão “Trickster” de Alexander Pohl, tendo “Monsieur Cok” do francês Franck Dion recebido uma Menção Honrosa.

Finalmente o Prémio Melhor Fotografia foi atribuído ao Lituano Rimvydas Leipis, em “Khadak” de Peter Brosens e Jessica Woodworth.

Uma das categorias mais esperadas deste ano era a “Competição Avanca” que reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.
O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “O Acidente” de André Marques, co-realizado por C. Silva.


Quatro júris constituídos por 21 individualidades de 8 Países, atribuíram 11 prémios e 5 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi constituído pelos realizadores Carlos Silva de Portugal, Lars Henning da Alemanha e Dorna Van Rouveroy da Holanda, pelo produtor holandês Ruud Den Dryver e pela museóloga e directora do Teatro Aveirense Maria da Luz Nolasco

O Júri da Competição Televisão foi constituído pelos realizadores Bernardo Cabral e João Católico, pelo compositor Joaquim Pavão, pela jornalista Carmen Martins e pelo cineclubista e psicólogo Rui Morais.

Na Competição Multimédia o júri foi constituído por Andrea Stranska da República Checa, Simon Murgelj e Carman Sabina da Eslovénia, Zoe Marawetz do Canadá, Milanovic Petar e Prole Aleksanra da Sérvia e Krzstof Pyda da Polónia.

O Júri da Competição Avanca foi constituído pelos professores do ensino superior José Quinta Ferreira e António Teixeira, pelo crítico e cineclubista Armando Caramelo e pelo realizador e professor Acácio Carreira.

O AVANCA’08 foi ainda marcado pelos 8 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Alemanha, EUA, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Portugal, tendo registado um número recorde de inscrições.

O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Governo Civil de Aveiro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades e empresas da região.

Sem comentários: