segunda-feira, 9 de agosto de 2010

INVESTIGAÇÃO PORTUGUESA PREMIADA ENTRE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS DE ACADÉMICOS E INVESTIGADORES DE VINTE PAÍSES


Conferência Internacional AVANCACINEMA dá origem a publicação científica com cerca de 1000 páginas, e 130 comunicações a editar em dois volumes.

“AVANCACINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação” reuniu pela primeira vez em Portugal, durante o Festival de Cinema AVANCA'10, 139 investigadores e docentes universitários de instituições de vinte países, que apresentaram 119 comunicações sobre a investigação científica mais recente, à volta do cinema.

A conferência teve o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos na área do cinema, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros uma profícua troca de experiências e informações. Constituindo-se num espaço multicultural e transversal de pensamento e debate, a Conferência AVANCACINEMA capitalizou igualmente amplos debates, nomeadamente através das mesas-redondas sobre “Literacia Fílmica” (promovida pelo Centro de Investigação CIAC) e “Cinema e Ciência” (promovida pela sociedade científica internacional IAMS).

O maior contingente de investigadores veio de universidades e centros de investigação do Reino Unido, França, EUA, Espanha, Brasil, Índia, Coreia do Sul, para além de Portugal. Estiveram também investigadores de países como África do Sul, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Filipinas, Hong Kong, Irão, Israel, Japão, Polónia, Singapura, Tunísia e Turquia.

Na conferência foram atribuídos dois prémios, que distinguiram as melhores comunicações presentes.

O “Prémio Eng.º. Fernando Gonçalves Lavrador”, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, autor de uma obra ímpar e universal, teve o patrocínio da “PT Inovação” e do “AVANCA'11 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”. A conferência contou ainda com a presença dos familiares do homenageado. O Prémio foi atribuído em ex aequo a Rui Matos com “Visão Periférica e Local de Colocação das Legendas no Ecrã” e a Sandra Santos com “Exploring the Old Using the New”. O Júri foi constituído pelos académicos portugueses Manuel Salvado Lima, António Abreu Freire e Herlânder Marques, pelo argentino Pedro González e pelo americano Philip Zitowitz.

O Prémio IAMS foi atribuído à comunicação “Assessing the distribution of points of regard over moving images” dos investigadores ingleses J.A. Renshaw e P.R. Marchant. O Júri foi constituído pelos académicos Alessandro Griffini (Itália), David Clevery (Reino Unido), Bienvenido Léon (Espanha) e Jan Goldschmeding (Holanda).

A investigação apresentada está a ser reunida numa publicação científica com cerca de 1000 páginas, a editar em dois volumes, durante o próximo mês de Setembro.

O AVANCACINEMA é uma organização do Festival de Cinema AVANCA’10 em parceria com as Universidades de Aveiro e Coimbra, FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Baixo Vouga, Unidades de Investigação ID+ e CIAC e as sociedades científicas IAMS (International Association for Media in Science) e debatEVOLUTION. Conta, ainda, com os apoios locais da Câmara Municipal de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca, Escola Egas Moniz de Avanca e Teatro Aveirense.

Sem comentários: