segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O FILME BELGA “ALTIPLANO”, RODADO NO PERU, VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA’10


PORTUGAL, CUBA, POLÓNIA, CANADA, DINAMARCA E IRÃO, ENTRE OS PAÍSES COM OBRAS PREMIADAS.
PRÉMIO ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR ATRIBUIDO A INVESTIGADORES PORTUGUESES.


Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’10”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais.

Comemorando a décima quarta edição, no AVANCA’10 e em diferentes categorias, foram seleccionados e exibidos 108 filmes e 21 trailers de filmes chegados de 24 países.

Exibindo 30 filmes em estreia mundial, dos quais 5 longas-metragens, o AVANCA'10 transformou-se no festival com a maior percentagem de estreias mundiais em Portugal.

Com mais público, participantes e filmes, o AVANCA'10 atribuiu prémios a filmes de 4 continentes.

“Altiplano”, dos realizadores da Bélgica Peter Brosens e Jessica Woodworth, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo o Prémio para a Melhor Actriz sido atribuído a Magaly Solier, que protagoniza este filme.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Moja Crew”, de Marcin Wrona (Polónia) e “When the Lemons turned Yellow”, de Mohammadreza Vatandoust (Irão).

O actor polaco Eryk Lubos foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor, pela sua participação no filme “Moja Crew”.

Fereydoon Shirdel recebeu o Prémio Fotografia com o filme iraniano “When the Lemons turned Yellow”.

A curta-metragem polaca “Don't be afraid of the dark room”, de Kuba Czekaj, ganhou o Prémio Curta-Metragem.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário “The gardener and his 21 flowers”, de Emil Langballe e Maria Samoto le Dous da Dinamarca e Zâmbia. O documentário norte-americano “The mine world syndrome”, de Jeremy Earp, foi distinguido nesta categoria com uma Menção Honrosa.

O filme “Holobomo”, do realizador canadiano Owen Eric Wood, venceu o Prémio Vídeo.

O Prémio Animação distinguiu o filme de Cuba “20 años”, de Bárbaro Joel Ortiz, recebendo Menções Honrosas os filmes “Derevo Detstva”, de Natalia Mirzoyan da Rússia e “Die Flaschenpost”, de Florian Grolig da Alemanha.

Entre as categorias mais esperadas deste ano, a “Competição Avanca” reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.

O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins. Nesta categoria, o Júri atribuiu ainda uma Menção Especial a “Os olhos do farol”, de Pedro Sarrazina.

Com um número recorde de filmes inscritos, o Prémio Estreia Mundial foi para a longa-metragem “Digari”, do realizador iraniano Mehdi Rahmani. O Júri ainda atribuiu uma Menção Especial à curta-metragem de animação “Conto do vento”, que ao receber duas distinções premeia um projecto que havia nascido em 2005 durante um dos workshops do festival de Avanca.

Os trailers, que este ano tiveram a sua primeira participação no Festival AVANCA, viram a obra portuguesa “Hepicat”, de Nuno Portugal, receber o Prémio “Trailer in Motion”. O Júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa ao trailer do filme “Themba - A boy called hope”, de Stefanie Sycholt (Alemanha, África do Sul).

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, distinguiu em ex-aequo os investigadores portugueses Rui Matos e Sandra Santos.

O Prémio IAMS acabaria por distinguir J.A.Renshaw e P. Marchant, dois investigadores do Reino Unido.

Sete júris constituídos por 23 individualidades de 11 países atribuíram 14 prémios e 8 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi constituído pelos realizadores Birte Brudermann, da Áustria e Elisa Mereghetti, de Itália, pelo produtor e director de festival Enrique Nicanor, de Espanha, e pelo especialista em artes Pedro Matos Barbosa.

O Júri da Competição Televisão foi constituído pelos realizadores Aminata Embalo, da Guiné-Bissau, Manuel Matos Barbosa, Manuel Paula Dias, Miguel Estima e pelo docente universitário Mário Pereira.

O Júri da Competição Avanca foi constituído pelo produtor Jaime Arregui, de Espanha, e pelo realizador MF Costa e Silva.

Na Competição Estreia Mundial, o júri foi constituído pelos críticos de cinema João Antunes e Stjepan Hundić da Croácia.

No novíssimo prémio “Trailer in Motion”, o júri foi constituído pela especialista em marketing Teresa Vigário e pelo realizador de São Tomé e Príncipe, Hamilton Trindade.

O Júri do Prémio IAMS foi constituído pelos académicos e cineastas Alessandro Griffini, de Itália, David Clevery, do Reino Unido, e Jan Goldschmeding, da Holanda.

O Júri do Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, atribuído no âmbito da conferência Internacional foi constituído pelos académicos António Abreu Freire, Herlânder Marques, Manuel Salvador Lima, Pedro Francisco González da Argentina e Philip David Zitowitz dos EUA.

O AVANCA’10 foi ainda marcado pelos 6 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Bélgica, Estónia, Uruguai e Portugal.

A excelente qualidade dos filmes produzidos durante o festival ficou expressa na apresentação pública com que o festival encerrou. Entre os filmes, foi possível ver uma performance do coreógrafo Wim Vandekeybus, dançando entre as árvores da Escola Egas Moniz de Avanca, numa filmagem em relevo 3D estereoscópico.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: