terça-feira, 1 de julho de 2014

“PECADO FATAL” GANHA “PRÉMIO DA UNIÃO DE CINEASTAS BÚLGAROS”

O filme PECADO FATAL, de Luís Diogo, ganhou o “PRÉMIO DA UNIÃO DE CINEASTAS BÚLGAROS”, no “22º International Film Festival LOVE IS FOLLY”, que acaba de acontecer em Varna na Bulgária.

Este filme que Luís Diogo escreveu, realizou e produziu conjuntamente com a Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, foi escolhido pelos membros desta União de Cineastas Búlgaros (a “Academia Búlgara de Cinema”), presentes no festival, que consideraram Pecado Fatal o melhor filme de entre as 12 longas-metragens que integraram a selecção oficial deste festival.

Este evento, que acontece nas margens do Mar Negro em pleno centro da cidade de Varna, no imponente “Festival and Congress Centre”, é um dos maiores acontecimentos cinematográficos deste país dos Balcãs.

A exibição do filme contou com a presença do Embaixador de Portugal na Bulgária, Dr. Luís Ferraz, que se deslocou propositadamente desde Sófia, tendo estado igualmente presente na conferência de imprensa do filme ao lado do realizador Luís Diogo.

Este é o segundo prémio Internacional que o filme ganha depois do “Prémio de Excelência para Filme Estrangeiro” no Canadá International Film Festival.

Foi também o 11º festival em que o filme participou, num percurso internacional de selecções em festivais na Colômbia, EUA, Eslováquia, Índia, Espanha e Luxemburgo, para além do Canadá e Bulgária.

PECADO FATAL estreou nos cinemas portugueses em Abril e segundo os dados do Instituto Português do Cinema, é o terceiro filme português mais visto em 2014 entre as 18 produções portuguesas já estreadas!

Protagonizado por Sara Barros Leitão, Miguel Meira e João Guimarães, no filme PECADO FATAL conta-se uma história de amor que vive no limbo de um pecado irrevelável. Entre o terno e uma nuvem negra sempre presente, Lila procura reconstruir um puzzle onde algumas peças faltam e outras não se encaixam. Um puzzle que se estende pelas ruas de Paços de Ferreira, onde o filme foi rodado.


PECADO FATAL irá ser exibido proximamente na selecção de uma das competições do festival “18º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que decorrerá em Avanca, Concelho de Estarreja, entre os dias 23 e 27 do presente mês.

Sem comentários: