sábado, 15 de novembro de 2014

FRANCISCO VIDINHA JÚRI DO CINECEARÁ

O director de fotografia de cinema Francisco Vidinha integra, a convite da organização, o Júri Internacional de Longa-metragem do “24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema”, que acontece até 22 de novembro na cidade brasileira de Fortaleza.

Francisco Vidinha, tem sido um influente participante e dinamizador na dinâmica do cinema português que se tem vindo a produzir no norte do país,
Formado em fotografia pela City Art Institute e em cinematografia pela A.F.T.R.S., Australian Film Television and Radio School (Sydney, Austrália), assina o primeiro filme como Diretor de Fotografia em 1984, passando a trabalhar no cinema, na televisão e na publicidade, entre a ficção, o documentário e formatos comerciais.
Na Austrália, dirigiu a fotografia e a luz de produções independentes e da Arcadia Pictures, como “Valley of Desire” (1988) e “He and She” (obra de 1991, distinguida nos míticos festivais de Chicago e Clermont Ferrand).
Em Portugal dirigiu a fotografia de filmes de autor como “O regresso do homem que não gostava de sair de casa”, “O beijo” ou “Prescrição”.
Recentemente dirigiu a fotografia da série televisiva de ficção “Mulheres de Abril”, projecto com que a RTP comemorou os 40 anos da revolução portuguesa.
Tem dirigido a imagem de grandes campanhas publicitárias de marcas como “Barclays”, “B!”, “Optimus”, “TMN”, “Santa Casa”, “Super Bock”, “Galp”, “Azeite Galo”, “Antigripine”, “Telecel”, “Magalhaes”, “MacDonalds”, “Crédito Agrícola”, “F. C. Porto”, “Tintas Cin”, “Worten”, entre outras.
Em Espanha dirigiu a imagem de documentários para a Ibisa Tv, TVG, Tele 5, nomeadamente “El Bosque de Piedra” (1997) e a série “O Sal da Terra” (1999).
Integra o corpo de especialistas independentes da Sony, testando e dirigindo formação técnica na área da cinematografia digital.
Tendo sido formador na Australian Film TV and Rádio School (Sydney), Wawina High School (Sydney), é docente na área da cinematografia na Escola Superior Artística do Porto, no Instituto Politécnico do Porto e na Universidade do Porto.

O CineCeará, considerado como um dos maiores festivais de cinema do Brasil, é um evento voltado para o cinema de longa-metragem ibero-americano, dirigido pelo cineasta brasileiro Wolney Oliveira, procurando potenciar de igual modo a ficção e o documentário.
Este ano o festival homenageia o cinema argentino e figuras como os atores brasileiros Deborah Secco (protagonista do sucesso de bilheteria do cinema brasileiro “Bruna Surfistinha”), Nelson Xavier (bem conhecido das telenovelas brasileiras e que em Portugal protagonizou “O Testamento do Senhor Napumoceno” de Francisco Manso), o realizador mineiro João Batista de Andrade e o realizador argentino Daniel Burman.

O Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira e realizado pela Associação Cultural Cine Ceará.

Este festival integra a “Plataforma dos Três Continentes” de que o Festival de Cinema AVANCA é o participante português.

Sem comentários: