terça-feira, 25 de novembro de 2014

ÍNDIA NOMEIA 3 FILMES PRODUZIDOS EM AVANCA PARA OS SEUS PRINCIPAIS PRÉMIOS DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

O mais importante prémio do cinema de animação na Índia, os “24fps International Animation Award 2014”, acaba de nomear 3 filmes de animação produzidos em Avanca, para os seus prémios da categoria internacional.

Os filmes “A Minha Casinha” de Maria Raquel Atalaia, “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo e “Navegar” de Helena Caspurro, Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida integram o conjunto de filmes nomeados para os prémios deste ano na categoria internacional e nas competições de “Estúdio” e “Profissional”.

Será na Gala da próxima sexta-feira dia 28 que os prémios serão entregues ao vencedor de cada categoria. A Gala decorrerá em Bombaim no celebre “The Lalit Mumbai”.

Iniciados em 2003 e promovidos pela organização MAAC estes prémios procuram distinguir o talento da animação indiana e internacional.

O Júri destes prémios é constituído por um painel de produtores e animadores dos principais estúdios de animação da Índia e da animação mundial, nomeadamente a PIXAR Studio, DREAMWORKS Animation, DISNEY Índia, CREST Animation, PIXION, BROADWAY Pictures e muitos outros.

Na sua décima edição, pela primeira vez um conjunto de filmes portugueses podem vir a receber um dos principais prémios desta cerimónia.

O filme “A minha casinha” foi realizado por Maria Raquel Atalaia para um público infantil e falanos de uma menina que vivendo no mundo da lua, um dia procura uma casinha. Com música de Fernando Augusto Rocha este filme teve a sua estreia no Festival AVANCA 2014 e foi premiado no Festival de Cinema de São Tomé e Príncipe.

O filme “Foi o fio” de Patrícia Figueiredo teve igualmente estreia no AVANCA 2014 onde foi distinguido. Este filme une por um fio duas mulheres, a mulher novelo e uma vendedora de roupa caida dos estendais. Com um grafismo muito próprio, voltou a ser distinguido recentemente, desta vez no CINANIMA com o Prémio Jovem Cineasta.

“Navegar” é uma animação musical com a voz e a música da cantora Helena Caspurro que assina o filme conjuntamente com o animador Carlos Silva e o design  Pedro Carvalho de Almeida. Este filme tem tido uma enorme circulação em festivais internacionais, para além de ter integrado o projeto PALUI com que Helena Caspurro tem percorrido os principais palcos deste país.

Todos os filmes são uma co-produção da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca e os dois primeiros filmes tiveram apoio financeiro do ICA/Secretaria de Estado da Cultura e da RTP, para além de vários apoios locais.

Sem comentários: