sábado, 18 de julho de 2015

ARTES DO BRASIL E FOTOGRAFIA DA GUINÉ-BISSAU NO FESTIVAL AVANCA 2015

O encontro do cinema com as artes-plásticas acontece no Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015, entre os dias 22 e 26 de julho.

Do Brasil, o académico e investigador Régis Frota, da Universidade Federal do Ceará, é o comissário da mostra “Gláuber Rocha ouvindo Villa Lobos”.
Constituída, entre outros, por painéis pictóricos inéditos do artista plástico cearense, recentemente falecido, Audifax Rios, ilustra a estreita relação cultural da obra de imagem e som destes dois clássicos brasileiros. A mostra procura olhar a erudição das composições musicais do maestro Heitor Villa Lobos, consoante vistas e ouvidas pelo cineasta Gláuber Rocha, que foi quem melhor e mais vezes utilizou como banda sonora de filmes as nove suites Bachianas.

Fazendo a ponte entre Minas Gerais no Brasil e a Alemanha, a mostra “Amor Rarefeito” de André Araújo nasce num trabalho de investigação envolvendo universidades dos dois países.
O trabalho de Araújo consiste no diálogo entre poesia, cinema e artes visuais desenvolvendo assim traduções intersemióticas. O trabalho “Amor Rarefeito” tem como base literária a poesia do brasileiro Sebastião Nunes, e como referência visual o cinema brasileiro de Cláudio Assis - “Amarelo Manga” (2003), “Baixio das Bestas” (2007) e Roberto Moreira - “Contra Todos” (2003).

“Sul” é a mostra fotográfica de Catarina Almeida. Reunindo imagens da Guiné-Bissau num contexto de exploração da sua diversidade e particularidades, procura participar na construção da imagem possível da geografia humana deste país, que a artista conhece bem.
Catarina Almeida fotografou por onde João Viana filmou “Tabatô” e Aminata Embalo filmou “África Abençoada”. Neste filme, que tem a sua estreia mundial no AVANCA 2015, Catarina integrou a equipa de produção no território guineense.


As mostras estão patentes nas galerias do Auditório Paroquial de Avanca e na Casa da Cultura de Estarreja, durante os dias em que decorre a competição internacional do Festival de Cinema AVANCA 2015.

Sem comentários: