terça-feira, 14 de julho de 2015

FESTIVAL DE CINEMA “AVANCA 2015” COMEÇA EXCEPCIONALMENTE EM MADRID

Será esta quarta-feira dia 15 que Madrid marca de forma inusitada o inicia da 19º edição do Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015.

Este festival, cujas competições decorrem entre 22 e 26 de julho em Avanca, concelho de Estarreja, terá este ano a sua primeira sessão no Teatro do Centro Cultural Pilar Miro, no centro da capital espanhola.

Em Madrid, o Centro Cultural tem o nome de uma das cineastas espanholas mais marcantes do cinema do país vizinho. Pilar Miro realizou filmes memoráveis como “El crimen de Cuenca” em 1979 ou “El perro del hortelano” de 1996, que na altura foi distinguido com 7 Prémios Goya.

Neste moderno empreendimento cultural, sobranceiro à Plaza Antonio María Segovia, serão exibidos alguns dos filmes premiados nos anos anteriores.
Para além de filmes originários da Rússia, México, Irão, Alemanha e naturalmente Espanha, serão exibidos quatro filmes portugueses.

De Luís Oliveira Santos será projectado o documentário “A Luz da Terra antigo”, uma viajem com Duarte Belo, à procura dos territórios fotográficos de Orlando Ribeiro e o passo inexorável do tempo.
Lágrimas de um palhaço” de Cláudio Sá e “Cães Marinheiros” de Joana Toste, são duas obras de animação a serem exibidas.
Por último “Balança”, uma obra de ficção de Rui Falcão, onde a felicidade e o desejo de perder peso mão parecem ser a mesma coisa.

A programação inclui os filmes “Shades of Gray” de Alexandra Averyanova e “Aire” de Romina Quiroz. Estas realizadoras, respectivamente da Rússia e México irão estar no Festival AVANCA 2015 onde irão dirigir um workshop de produção de um filme de animação.

Este workshop faz parte de um conjunto de 4 projetos, intitulados “Combate de Cineastas”, onde 9 realizadores premiados, vindos de 3 continentes, vão orientar um espaço de workshops destinados à produção na região de novos filmes.
Para este “Combate de Cineastas”, os participantes interessados podem inscreverem-se no site do festival (www.avanca.com).

Entretanto o festival tem já as suas primeiras exibições a partir do dia 17 no Cinema Dolce Vita em Ovar, antecedendo assim a competição internacional que irá decorrer entre os dias 22 e 26 no Auditório Paroquial e no Auditório da Junta, ambos em Avanca.

O AVANCA 2015, Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, são uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, CIRA, FCT, Junta de Avanca, Paróquia e Escola Egas Moniz, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: