sexta-feira, 3 de julho de 2015

COMBATE DE CINEASTAS NO FESTIVAL AVANCA 2015

9 cineastas premiados de 3 continentes orientam workshops

O Festival de Cinema AVANCA 2015 lança repto aos cineastas e estudantes de cinema e comunicação para um COMBATE DE CINEASTAS.
A aposta no espaço dos workshops internacionais deste ano procura que durante o festival a prática do cinema permita um combate de ideias e a produção de novos filmes.
Durante 4 dias, entre 22 e 26 deste mês, os participantes filmam e desenvolvem obras de ficção, animação, documentário, em filmes produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades, tendo por fundo as ruas, os campos e pessoas de Avanca.
Os melhores filmes resultantes serão exibidos no grande ecrã e terão distribuição e exibição em eventos por todo o mundo.

Cineastas premiados da Europa, Ásia e América, orientam e apoiam os participantes ao longo deste tempo de workshops. São eles:

Salem Salavati (Irão) - Um dos mais promissores realizadores do Curdistão Iraniano. Escreveu, filmou e realizou “The Last Winter”, com o qual ganhou o Prémio Longa-Metragem e o Prémio Melhor Atriz, do AVANCA 2014. Este filme viria a ser distinguido também na Alemanha, Arménia, Estados Unidos, Iraque, Líbano e Rússia, num total de 12 prémios.

Igor Parfenov (Ucrânia) - Um dos mais polémicos e insólitos realizadores ucranianos.
Autor de longas-metragens premiadas como "When the gods asleep" (2006), "The Crucifixion" (2008), "Confession of the Devil" (2009), "Goodbye, bullfights!" (2010), "Cry in the Silence" (2012), no AVANCA 2014 viu o seu filme "Nonconformity" ser distinguido. Em 2000, o seu país distingue-o com o títlo "Man of the Year - a man of the Millennium" na categoria "Nature Defender of the Year".

Olena Sliusarchchik (Ucrânia) - Atriz, ativista, modelo e ginasta. Aos 19 anos, integra inúmeras campanhas e ações da PETA, a favor dos direitos dos animais. Desde 2004, participou em vários filmes e protagonizou 11 longas-metragens. Desde 2007, é directora artística do International Human Rights Film Festival "Steps".

Boris Gerrets (Holanda) - Consagrado realizador documentarista, o seu filme, Shado'man (2014) recebeu o Prémio Televisão no AVANCA 2014. Com uma longa e multipla filmografia, tem sido selecionado e distinguido nos principais festivais mundiais do cinema documental.

Rufo Pajares (Espanha) - O polémico tema do documentário “The Vatican and the Third Reich” valeu-lhe, em 2014, o Prémio Estreia Mundial no AVANCA 2014. Exibido nos dois lados do Atlântico, este filme traça os dois vetores de interesse deste cineasta madrileno: o cinema e a história.

Alexandra Averyanova (Rússia) - Prémio Animação no AVANCA 2014, o filme "Shades of Gray" tem viajado por mais de 130 festivais nos 5 continentes, onde recebeu mais de 30 prémios.
Alexandra consolida-se como um dos nomes marcantes da nova geração de realizadores da escola de animação de São Petersburgo.

Romina Quiroz (México) - O surpreendente filme “Aire” foi Prémio Vídeo no AVANCA 2014, tendo sido selecionado em festivais de países tão diferentes como os EUA, Rússia, Espanha, Grécia ou Brasil.

Participam ainda os portugueses igualmente premiados no AVANCA do ano transato:

Luís Diogo – Argumentista e realizador, a sua primeira longa-metragem “Pecado Fatal” foi a mais premiada internacionalmente, em 2014, de entre as portuguesas de ficção (9 prémios). Exibido em mais de três dezenas de festivais dos 5 continentes, foi considerado um dos 10 melhores filmes da Lusofonia em 2014.

Marco Miranda - Tendo dirigido o Departamento de Teatro e Cinema da ESAP - Escola Superior Artística do Porto, realizou a curta-metragem “Prescrição” e vários telediscos, incluindo “Napoleon” da banda “The Glockenwise”, distinguido com Menção Especial Trailer in Motion.

COMBATE DE CINEASTAS prefigura-se como um desafio e uma oportunidade, para além de ser uma experiência profissional inédita, a que podem candidatarem-se estudantes de cinema e comunicação, atores e cineastas. As inscrições estão disponíveis em www.avanca.com

O 19º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015 tem sido um projeto destinado a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Municipio de Estarreja, tem o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, CIRA, FCT, Junta de Avanca, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: