sexta-feira, 29 de julho de 2016

FESTIVAL “AVANCA 2016” APOSTA NA FORTE PRODUÇÃO DE CINEMA DA REGIÃO

Depois da cerimónia de abertura ter esgotado o enorme Auditório Paroquial de Avanca, por onde passaram realizadores e produtores de onze países a receberem os seus prémios, numa cerimónia que contou com a brilhante presença das bandas filarmónicas Bingre de Canelas e Visconde de Salreu, a competição internacional de filmes está a decorrer em cada dia neste espaço e no Auditório da Junta de Freguesia.

Com a presença dos realizadores que têm apresentados os seus filmes, nomeadamente da realizadora cubana Jessica Rodríguez, que apresentou a sua novíssima longa-metragem “Espejuelos Oscuros” e da realizadora brasileira Marcia Paraiso que faz no AVANCA 2016 a estreia mundial da sua longa-metragem “Lua em Sagitário”, os filmes estão a ocupar da melhor forma os espaços de exibição do festival.

Mas sábado, o último dia de exibição de filmes a concurso, a  organização do evento reserva uma surpresa ao reunir durante toda a tarde um conjunto de novos filmes que, integrando a “Competição Avanca”, têm a particularidade de todos terem sido produzidos pela região.
Já na cerimónia de abertura foi possível ver a curta “Landing” de Filipe Martins, presente também nesta categoria, onde está previsto exibir no sábado um total de 11 filmes entre curtas e longas-metragens.

Pelas 15h será possível ver em estreia o documentário ”Theyyam, the dancing Gods” que Filipe Pereira foi realizar ao sudeste da Índia. Na mesma sessão será ainda exibido o também documentário “Aves, paixão europeia” que Lardyanne Pimentel realizou em Portugal, França, Holanda e Bélgica.

Às 16h serão exibidas as curtas-metragens “Morrer” de Flávio Pires, “Prefiro não dizer” de Pedro Augusto Almeida, “Joke” de Igor Parfenov e o filme experimental “Quando um asno chega” de Francisco Moura Relvas.

Para as 17h está prevista a exibição do documentário “Deriva Litoral – o impacto da erosão costeira em Portugal” de Sofia Barata, filme que aborda as invasões do mar na nossa costa, nomeadamente da praia do Furadouro.
Esta sessão será completada com a curta “Necropolis” de Kostyantyn Stepanskyy.

A última sessão está prevista para as 18h30 com a exibição da animação “Sendas” de Raquel Felgueiras e dois documentários.
“A festa do nosso Menino São Gonçalinho” de Pablo Sant'Ana é uma estreia que aborda a festa de Aveiro e as tradicionais cavacas que do alto da capelinha são atiradas pelos devotos.
“Afinando pessoas, pássaros e flores” é a longa-metragem documental de Luís Margalhau que encerra esta competição. Sendo igualmente uma estreia, este filme aborda o espaço criativo dos sons que Paulo Rodrigues tem vindo a trabalhar.

O Festival de Cinema AVANCA 2016 exibirá ainda no sábado à noite a sua competição “Trailer In Motion” num ecrã gigante ao ar livre, integrado no Festival de Gastronomia de Avanca.
No domingo será divulgada a lista de filmes premiados, após o encerramento na Escola Egas Moniz com a exibição dos filmes desenvolvidos durante os dias do festival nas “Oficinas de Criação Fílmica 2016” e o “Cinentertainment 5”.

O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: